Filme do Dia: Love's Prisoner (1919), John Francis Dillon

 


Love´s Prisoner (EUA, 1919). Direção: John Francis Dillon. Rot. Original: E. Magnus Ingleton, sob seu próprio argumento. Fotografia: Stephen S. Norton. Com: Olive Thomas, Joe King, William V. Mong, Harvey Clarke, Dolly Dare, Louis Durham, Ann Forrest, Walter Perry.

Nancy (Thomas) é uma garota revoltada com a lei, após a prisão do pai. Trabalhando como lojista ela desperta a atenção do milionário Lorde Cleveland (Clark), com quem casa. A morte posterior de Cleveland, faz com que Nancy se veja novamente envolvida com a  justiça, agora para conseguir ter acesso aos bens de seu marido. O seu aparente retorno a vida social em grande escala é ofuscado pelo roubo de um valioso colar de diamantes de uma de suas convidadas. Nancy se envolve com o detetive enviado pela polícia para o caso, Jim (King) e se casa com ele após cumprir pena na prisão.

Talvez o que mais chame a atenção nesse filme que, infelizmente resta incompleto, seja o modo ambíguo como pode ser apreciada sua heroína, pois uma leitura mais do que subliminar pode ser efetuada do fato de ter se casado com um homem rico, seguido pela morte desse mesmo homem e o fato dela própria ter roubado a convidada de sua festa. Tudo isso narrado com bastante distanciamento para os padrões da época, o que pode sugerir uma influência de Feuillade mais do que propriamente do cinema americano. Quanto ao seu laconismo em parte se deve certamente ao fato de não ter chegado aos dias de hoje, quase um século após sua realização, completo. Destaque para a quantidade enorme de informações que preenchem as cartelas bastante freqüentes. É tido, erroneamente diga-se de passagem, como o único filme sobrevivente de Olive Thomas, uma das maiores promessas do cinema mudo, que teve sua meteórica carreira interrompida aos 26 anos por envenenamento acidental, um ano após esse filme. Triangle Film Corp. 49 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar