O Dicionário Biográfico de Cinema#48: Paul Mazursky

Paul Mazursky made incisive, edgy comedies without a mean streak - Los  Angeles Times

Paul Mazursky (Irwin Mazursky) n. Brooklyn, Nova York, 1930

1969: Bob & Carol & Ted & Alice. 1971: Alex in Wonderland [Um Doido Genial]. 1973: Blume in Love [Amantes em Veneza]. 1974: Harry and Tonto [Harry, o Amigo de Tonto]. 1975: Next Stop: Greenwich Village [Próxima Parada: Bairro Boêmio]. 1977: An Unmarried Woman [Uma Mulher Descasada]. 1980: Willie & Phil [Willie e Phil: Uma Cama para Três]. 1982: Tempest [A Tempestade]. 1984: Moscow on the Hudson [Moscou em Nova York]. 1986: Down and Out in Beverly Hills [Um Vagabundo na Alta Roda]. 1988: Moon Over Parador [Luar Sobre Parador]. 1989: Enemies, a Love Story [Inimigos, uma História de Amor]. 1991: Scenes from a Mall [Cenas em um Shopping]. 1993: The Pickle [Uma Estréia Divertida]. 1996: Faithful [Fiel, mas nem Tanto]. 1998: Winchell [O Poder da Notícia] (TV). 2004: Coast to Coast [De Costa a Costa]. 2006: Yippee (d).

Mazursky iniciou com um interessante sucesso de bilheteria, uma agradável sátira sobre a nova permissividade e sua atração para um grupo de encontros filosóficos. Mas o apelo amplo de seu primeiro filme azedou alguns críticos, que acharam esse oportunista, nada substancial e cínico. Começava com uma sessão no grupo de encontros, no qual Robert Culp e Natalie Wood descobriam sua liberdade, independência e responsabilidade entre os abraços de um grupo de contato corporal. Longe de ser desonesto ou superior, Mazursky conseguiu mostrar que o que poderia parecer um desempenho cômico e indigno era capaz de uma revolução doméstica. Enquanto Culp e Wood pregam sua nova doutrina, para eles próprios e para os amigos Eliott Gould e Dyan Cannon, Mazursky nunca perde o controle da busca de uma comédia de costumes, dos sentimentos verdadeiramente vulneráveis, e do modo que seus personagens se digladiam entre o preconceito e o idealismo. Em seu fulcro, reside a intrigante noção que a sexualidade e o casamento podem ser demasiado importantes para as pessoas reivindicarem liberação: alguns de nós necessitamos de certas prisões. Com interpretações excelentes - sobretudo de uma Natalie Wood renascida - e um estilo fluente, Bob & Carol...aguarda o remorso de alguns críticos. Agora que seu encanto imediato passou, torna-se fácil ver que é uma comédia séria, onde rimos em nome dos personagens.

Mazursky mostrou sua coragem tomando como segundo projeto sua própria situação - um jovem diretor com um sucesso, perguntando-se o que fazer a seguir. Um Doido Genial é um filme deliberadamente indulgente que tinha poucas dúvidas sobre o seu fracasso. Ele sofre com a sombra de 8 e 1/2, mas não tem coragem de satirizar Felllini. Suas sequencias oníricas são bagunçadas. Mas aquelas cenas que envolvem o diretor e sua família são observadoras, frescas e tocantes, e fazendo excelente uso de Donald Sutherland, Ellen Burstyn e a própria filha de Mazurksy; Somado a isso, Mazursky surge em uma engenhosa ponta como o magnata que revela ritmo e gosto por caricaturas mal-intencionadas. 

Um Doido Genial pode ter sido feito para restaurar o seu próprio equilíbrio. Valeu a pena se ajudou no claro avanço à maturidade de Amantes em Veneza, a história de um homem tentando recuperar sua esposa divorciada. Como em sua estreia, Mazursky reexamina a instituição do casamento (e divórcio) e reassegura a força da afeição e da sensibilidade. Mais ainda que em Bob & Carol..., a dor se intromete em Amantes em Veneza, e exclui qualquer nota de irreverência ou modismo. George Segal e Susan Anspach estão sempre alertas ao seu tom frágil e caráter subjacente. 

Próxima Parada: Bairro Boêmio foi um subestimado estudo de um grupo boêmio, mas Uma Mulher Descasada foi um bom filme, certeiro para seu público-alvo. Seu final é suave, mas ainda dois terços honesto com o divórcio.

Mazursky permaneceu agradável, de boa índole e capaz de atingir materiais sofisticados. Até Um Vagabundo na Alta Roda e Luar Sobre Parador, entretenimentos grosseiros e desavergonhados - são  bastante divertidos. Já Inimigos é digno de Renoir, uma comédia de mentiras e consequências, belamente interpretada, inclusive pelo escorregadio Ron Silver, que encarna o afeto de Mazursky por heróis desonestos. Em retrospecto, é difícil saber porque Willie & Phil se saiu tão mal e Moscou em Nova York tão bem. Porém Mazursky é raramente menos que valoroso (Cenas de um Shopping é um filme que fracassou em seus objetivos - mas Allen é um longo caminho, para a natureza generosa e turbulenta de Mazursky).

Em muitos casos, Mazursky ajudou a escrever seus próprios filmes e possui um impulso irrepreensível  para aparecer aqui e acolá como ator, notadamente como o cansado juiz de Carlito's Way [O Pagamento Final] (93, Brian De Palma).

Yippee foi um documentário sobre uma viagem à Ucrânia, charmoso e humano - verdadeiras qualidades que nos faz sentir falta de Mazursky.

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. Londres, Knopf, 2010, pp. 6492-500.

N. do E.: Paul Mazursky faleceu em 2014. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar