Filme do Dia: Pedro e o Lobo (2006), Suzie Templeton


Pedro e o Lobo (Peter and the Wolf, Reino Unido/Polônia/Noruega/México, 2006). Rot. Adaptado: Suzie Templeton & Mariela Maldonado, a partir do libreto da ópera de Sergei Prokofiev. Fotografia: Hugh Gordon & Mikolaj Jaroszewick. Montagem: Tony Fish & Suzie Templeton. Dir. de arte: Wojciech Jaworski, Paulina Majda & Katarzyna Wasiela.

Pedro é um garoto tratado com bastante rigor pelo avô, que o deixa trancado em casa e apenas o deixa sair da propriedade quando é de seu interesse. Certo dia, Pedro se aventura com alguns amigos animais, um corvo e um ganso, a brincar no gelo e junta-se a eles o desconfiado e matreiro gato do velho. Logo, no entanto, a brincadeira se tornará um jogo de vida e de morte, quando surge um lobo faminto.

Essa animação sob variados aspectos, é bastante distinta da notável produção britânica do período – sua duração, a ausência de diálogos ou voz humana (em recorte mais próximo da Escola de Zagreb do Leste Europeu e da produção do National Film Board canadense –uma temática mais infantil que adulta, embora longe de infantilizada) e recursos de produção provavelmente maiores que a média (daí o caráter de co-produção internacional, ausente da maior parte de seus conterrâneos contemporâneos). Destaca-se, de imediato, o talento com que a atmosfera é composta, o ritmo que a narrativa se delineia e a expressividade de seus personagens, humanos e animais, com destaques para os olhos de enorme expressividade de seu protagonista. O tema da crueldade humana, potencializada a partir da perspectiva dos olhos infantis, havia sido ainda mais maximizada no anterior Dog e aqui é expressa na cena em que o ganso é rapidamente engolido pelo lobo. Suas liberdades para com o enredo de Prokofiev são inúmeras, sendo a atualização temporal apenas uma delas. Breakthrough Films/Se-Ma-For Studios/Channel 4 Television Corps/Arthaus Musik/Storm Films para Breakthrough Films. 32 minutos.

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar