Filme do Dia: Terra (1930), Alexander Dovjenko

 



Terra (Zemlya, URSS, 1930). Direção, Rot. Original e Montagem: Alexander Dovjenko. Fotografia: Daniil Demutski. Dir. de arte: Vassily Krichevski. Com: Stepan Shkurat, Semyon Svashenko, Nikolai Nadensky, Yulyia Solntseva, Ivan Franko, Pyotr Masokha, Vladimir Mikhaljov, Nikolai Mikhaljov, Luka Lyashenko.

Basil (Svashenko) decide revolucionar a pequena aldeia trazendo um trator motorizado para os camponeses, que sofrem todos os tipos de reveses pelo atraso em que vivem e dependência dos fazendeiros. O sucesso de sua empreitada provoca a fúria dos fazendeiros. Em uma noite em que comemora solitariamente os avanços na colheita agrícola pela comunidade, Basil é morto pelo fazendeiro Semyon (Nadensky). Seu pai, Opanas (Shkurat), indignado, consegue trasnformar o cortejo fúnebre do filho em um ato pela vida, esperança e transformação da realidade social da comunidade.

O estilo panteísta de Dovjenko, em que o ciclo da vida e da morte ganha destaque, assim como sua poética das imagens (que, mesmo calcada na montagem, nada compartilha com a construída por Eisenstein) o destacam dentro da produção soviética contemporânea e subsumem seu caráter de propaganda do regime soviético segundo a crítica. Se é bem verdade que tais valores hoje em dia se tornam muito mais pregnantes, assim como a relação seminal entre pai e filho (evocada em um último plano que parece antecipar em oito décadas a relação presente no Pai e Filho de Sukorov) do que propriamente a sua exaltação do proletariado ucraniano que resolve lidar com sua própria possibilidade de autonomia, tampouco o tom de propaganda deixa de se fazer presente ao longo de todo o filme. O resultado final, inclusive a clássica seqüência em que agricultores urinam no radiador do novo trator que se encontra sem água, acabou desagradando em vários pontos a cada vez mais conservadora censura soviética. Seu tom libertário, que associa ao discurso político dimensões outras como a da sexualidade, praticamente ausente em todos os outros mestres soviéticos do período (representada na nudez e desespero carnal da viúva de Basil) demonstraria se encontrar entre as últimas grandes obras do cinema soviético antes da ascensão dos ditamos do Realismo Socialista. Wufku. 75 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar