O Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#8: Federico Luppi

Federico Luppi → Peso, Idade, Altura e Signo dos famosos em 2020

Federico Luppi (Argentina, 1936)

Um recordista, seis vezes ganhador do Condor de Prata de melhor ator da Associação dos Críticos de Cinema da Argentina, e vencedor de diversos prêmios internacionais, Federico Luppi apareceu em mais de cem filmes e séries de TV em sua longa e distinta carreira. Nascido em Buenos Aires, de uma família de origem italiana, Luppi estudou desenho e escultura antes de, quase acidentalmente, tornar-se ator. Primeiro trabalhou no teatro, depois em duas séries de TV, antes de obter seu primeiro papel em um filme, em Pajarito Gómez (1965), dirigido por Rodolfo Kuhn. Após ter aparecido em somente mais dois filmes, recebeu seu primeiro papel principal (como Aniceto) em Este es el Romance de Aniceto e Francisca [O Romance de Aniceto, 1966], de Leonardo Favio. Notavelmente, ganhou seu primeiro Condor de Prata por esta interpretação, em 1968. Em 1967, estrelaria a adaptação de Jorge Luis Borges, Los Contrabandistas, e co-estrelou com Norma Aleandro em Los Herederos, que competiu no Festival Internacional de Berlim. Trabalhou regularmente no cinema nos primórdios dos anos 70, em dois filmes dirigidos por Raúl de la Torre; Triángulo de Cuatro (1975), de Fernando Ayala; Yo maté a Facundo (1975), de Hugo del Carril; e dois filmes dirigidos por Héctor Olivera, o mais importante deles La Patagonia Rebelde (1974). Nesse filme Luppi interpreta José Font, "Facon Grande", o único sobrevivente de uma rebelião de trabalhadores ocorrida na realidade, que assassina um oficial militar de extrema direita. De forma não surpreendente, talvez, o governo militar censurou Luppi, que também era um conhecido simpatizante da esquerda, após o golpe de 1976.

Em 1981, com os militares ainda no controle da Argentina, Luppi interpretou seu mais famoso papel em Tiempo de Revancha [Tempo de Revanche], de Adolfo Aristarain. Ele é Pedro Bengoa, um dinamitador de minas que tem sido boicotado por seu ativismo sindical - um claro elemento autobiográfico - e que finge silêncio  de um acidente de trabalho para obter compensação. Por essa brava e empoderada performance, Luppi recebeu seu segundo Condor de Prata, em 1982. Depois disso, tornou-se um das figuras mais admiradas e requisitadas do cinema argentino, aparencendo em mais cinco filmes dirigidos por Ayala nos cinco anos seguintes, incluindo Plata Dulce (1982), pelo qual receberia seu terceiro Condor. Quase todos os seus papéis foram principais, e em filmes de prestígio, e Olivera escalou-o como o honesto e teimoso prefeito de No Habrá mas Penas ni Olvido, talvez em reconhecimento pelos cinco anos nos quais Luppi foi boicotado pela causa. Sua primeira aparição em uma co-produção internacional foi em La Vieja Música [A Velha Música, 1985), de Mario Camus.

O período entre 1991 e 2005 foi extraordinário para Luppi. Apareceu em 32 longas-metragens, dos quais em 25 seu nome se encontrava entre os 4 créditos principais; recebeu 15 prêmios ou honrarias importantes; e ganhou ou foi indicado por 11 filmes. Por seu primeiro filme mexicano, Mi Querido Tom Mix (1991), venceu como melhor ator no Festival de Gramado (Brasil). Continuou sua associação próxima com Aristarain, aparecendo em quatro de seus filmes e sendo premiado por todos eles. Ganharia seu quarto Condor de Prata em 1993, por Un Lugar en el Mundo [Um Lugar no Mundo, Uruguai/Argentina, 1992); recebeu o prêmio Sant Jordi de melhor ator espanhol em 1996 por La Ley de la Frontera [A Lei da Fronteira, Argentina/Espanha, 1995); seu sexto Condor de Prata lhe foi concedido em 1998 pelo Martin em Martín (Hache) (1997), após ganhar a Concha de Ouro no Festival Internacional de San Sebastián, pelo mesno filme; e por Lugares Comunes [Lugares Comuns, 2002], foi indicado para o Condor de Prata.

Em 1994, Luppi interpretou o papel principal de antiquário que se torna vampiro em Cronos (México, 1993), de Guillermo del Toro, ganhando o prêmio de ator no Fanatasporto e Festival de Sitges. Ganhou seu quinto Condor de Prata por interpretar Raul Ferraro em Sol de Otoño (1996). Seus outros prêmios incluem o espanhol Ondas por Nadie Hablará de Nosotras Cuando Hayamos Muerto [Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos, 1995), uma interpretação pela qual Luppi foi também indicado ao prêmio da indústria espanhola Goya. O Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata o premiou por seu papel cômico de Tito, um pequeno criminoso, em Rosarigasinos. E o festival espanhol de Valladolid o premiou por interpretar Pepe, o engenheiro/avô, que rouba um trem, para evitar que vá a Hollywood em El Último Tren [Coração de Fogo, Uruguai, 2002). Como um reconhecimento de sua reputação ao longo do mundo de fala hispânica, três dos prêmios de Luppi foram honorários: o Prêmio Cidade de Huelva, pelo Festival de Cinema de Huelva, 2000; o Prêmio Honorário do Festival del Nuevo Cine Latinoamericano (Havana, 2002); e um prêmio pelo conjunto de sua obra pelo Festival Internacional de Cinema de Los Angeles, em 2003.

Já bem ingressado nos seus sessenta anos, Luppi frequentemente interpreta personagens com um "passado" na política de esquerda, e seu papel em El Espinazo del Diablo [A Espinha do Diabo, Espanha/México, 2001] é o de um gentil professor, Dr. Casares, que é simpatizante da condenada causa republicana ao final da Guerra Civil Espanhola. Ainda que seus personagens tendam a serem positivos, frequentemente possuem falhas, e o papel de Luppi em Lugares Comuns proporciona uma elegante súmula de sua carreira. Ele é Fernando Robles, um professor esquerdista de literatura, que é forçado a aposentadoria por sua universidade de Buenos Aires, durante a crise econômica contemporânea. Ele e sua mulher (Mercedes Sampietro) visitam seu filho e nora na Espanha, e Robles fica consternado com o capitalismo desenfreado da geração mais jovem. Incapaz de viver em Buenos Aires da pensão de Robles ao retornar a Argentina, Liliana vende seu apartamento e compra uma pequena fazenda no campo, que planejam converter em produtora de lavandas. Antes de serem capazes de realizar esse sonho do "faça você mesmo", Robles morre.

Luppi continua a trabalhar regularmente como ator de cinema, interpretando os protagonistas de Cuestión de Principios (2009) e Acorralados (Argentina/Espanha/EUA, 2010).

Texto: Rist, Peter H.  Historical Dictionary of South American Cinema. Plymouth: Rowman & Littlefield, 2014, pp. 375-7)

N. do E: o ator faleceu em 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar