Filme do Dia: O Resgate no Ninho da Águia (1908), J. Searle Dawley



O Resgate no Ninho da Águia (Rescued from an Eagle’s Nest, EUA, 1908). Direção: J. Searle Dawley. Fotografia: Edwin S. Porter. Com: Henry B. Walthall, Jinnie Frazer, D.W. Griffith, Miss Earle.
Enquanto brinca próximo a cabana do pai (Griffith), bebê (Frazer) é levado por uma águia. Desesperada, a mãe (Earle) corre atrás do marido que, com os amigos lenhadores, vai até o penhasco em que a águia possui o seu ninho. Lá um dos homens (Walthall) desce numa corda, luta e mata a ave, jogando-a despenhadeiro abaixo e resgata a criança.
Observado sob a perspectiva do cinema de integração narrativa que começava a ganhar preponderância, os filmes de Dawley não são exatamente muito animadores – quando comparado a outro filme de resgate, igualmente de uma criança, o britânico O Resgate de Rover (1905), as ligações entre os locais e situações, ao menos na cópia aparentemente incompleta em questão, soam menos eficiente, os cenários menos vinculados e realistas. De toda forma, mesmo que o efeito do pássaro empalhado a capturar a criança pareça um tanto tosco, sobretudo quando as vezes para por completo ou fica avançando e retornando para simular um vôo nos ares, não deixa de apresentar a ousada engenhosidade dos técnicos, já que a criança de fato fica dependurada no artefato. Destaque igualmente para a simulação de perspectiva da paisagem, com as telas pintadas ao fundo e para a ausência, ao menos nessa cópia em questão, da habitual cena de reencontro familiar que se tornara convenção de filmes do tipo, inclusive da estreia de Griffith como realizador, no mesmo ano (As Aventuras de Dollie). Trata-se de um dos poucos filmes a sobreviverem que tem a presença dele como ator. Edison Manufacturing Co. 3 minutos e 6 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar