Filme do Dia: A Lista de Adrian Messenger (1963), John Huston


DVD A Lista de Adrian Messenger - George C. Scott - Nbo - Filmes ...
A Lista de Adrian Messenger (The List of Adrian Messenger, EUA, 1963). Direção: John Huston. Rot. Adaptado: Anthony Veiller, a partir do conto de Philip MacDonald. Fotografia: Joseph MacDonald. Música: Jerry Goldsmith. Montagem: Terry O. Morse. Dir. de arte: Alexander Golitzen, Stephen B. Grimes & George C. Webb. Cenografia: Oliver Emert. Com: George C. Scott, Jacques Roux,  Kirk Douglas, Dana Wynter, Clive Brook,  Gladys Cooper, Herbert Marshall, Marcel Dalio, Tony Huston, John Merrivale.
Um escritor, Adrian Messenger (Merrivale), contata o amigo Gethryn (Scott) sobre uma lista de vítimas de assassinatos, e descobre que ele próprio se encontra entre os nomes da sinistra lista. Messenger, no entanto, não sobrevive a sua descoberta por muito tempo. No voo de retorno, seu avião explode, por uma bomba deixada na bagagem de um pároco, Atlee (Douglas), que, na verdade, inexiste de fato, e que abandona o local logo após. Um sobrevivente da tragédia, Raoul Le Borg (Roux) era um veterano de guerra que combatera com o próprio Gethryn, e que ajuda a desvendar o mistério, passando-lhe para esse o que Messenger pronunciara no momento de sua morte. O que havia em comum dentre todos era terem sido prisioneiros em um campo de concentração na Birmânia, em que um certo Sargento Brougham (Douglas), traiu-os e que ele pretende agora eliminá-los antes que eles próprios o matem. A empáfia de Brougham faz com que ele, sem fazer uso de qualquer máscara, surja na propriedade dos Bruttenholm, apresentando-se como sobrinho do falecido irmão do Marquês (Brook), com o objetivo de eliminar o herdeiro da família, ainda criança, Derek (Huston).
Talvez mais memorável que sua rocambolesca história repleta de máscaras (a evocar o cinema contemporâneo de um Franju) seja o capricho não apenas de fazer uso de astros do porte de Tony Curtis, Burt Lancaster, Robert Mitchum e Frank Sinatra em pontas e, ainda por cima, travestidos em máscaras (no caso de Lancaster literalmente, pois faz uma mulher que luta pelos direitos dos animais e contra a caça da raposa), mas igualmente anuncia-los com destaque nos créditos iniciais, como se fossem os principais do elenco. Isso se se levar em conta que os astros, com exceção de Douglas, de fato o fizeram, o que vem a ser contestado por alguns. E, após a narrativa finda, surge imagens pós-creditos em que eles próprio se desmascaram. O personagem do Gethryn de Scott possui laivos de dedução similares ao de Sherlock Holmes, enquanto a engenhosidade demasiado azeitada da trama, ainda que em última instância pouco crível, assemelhe-se a não poucas de Agatha Christie. Destaque para a, de longe, mais interessante fala do filme, quando o personagem de Douglas afirma, ao retrucar que quem eventualmente pusera a bomba no avião (ou seja, ele próprio) seria louco, afirmando que “essa é a desculpa habitual que é dada para o mal. Hitler seria louco, só que não necessariamente. O Mal existe.” Enquanto expressão da maldade, a face de Douglas é bem mais fria que a de um ator como Richard Widmark, ao empurrar alguém numa cadeira de rodas, por exemplo. E sua reflexão sobre o mal bem mais fria e menos entusiasmada que a de um Joseph Cotten no mais memorável A Sombra de uma Dúvida (1943), de Hitchcock.  E quando a criança é suposta ser o seu próximo alvo, imagina-se até que ponto o filme irá na descrição de seus crimes, não se importando em matar juntos dezenas para atingir seu objetivo – pelas contas de Gethryn já teria sido mais de cem pessoas. Último filme do profícuo ator teatral, do cinema mudo e idos do falado, Brook. Filmado na Irlanda, onde Huston morava então. Joel Prod. para Universal Pictures. 98 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar