O Dicionário Biográfico de Cinema#40: Pola Negri

Ficheiro:Pola Negri 1923.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pola Negri (Barbara Appolonia Chalupiec) (1894-1987) n. Janowa, Polônia

Negri foi a primeira atriz européia a ser cortejada por Hollywood: em resposta, ela desprezou a má qualidade dos filmes americanos, quando comparados aos alemães, gradualmente perdendo a popularidade adquirida para versões americanas desses filmes, vivenciando uma rivalidade pesada e sombria na Paramount com Gloria Swanson e, na reviravolta mais cruel de todas, oferecida a Mauritz Stiller como compensação para Garbo, que este havia trazido à América, mas que a MGM preferiu manter para si.

A concentração sombria e comovente de Negri, assim como seu deliberado cultivo de uma aura de mistério, hoje nos faz parecer uma figura bastante datada. O veredito de Rodney Ackland a situa como a arquetípica "grande atriz": "Possuía uma cega admiração de seu próprio gênio em chamas, da qual seu senso de humor evaporou como uma gota de orvalho sobre uma lâmpada de arco de 1 milhão de watts." Mais memorável, como a estrela descrita no perfil de Valentino por Dos Passos, desmaiando nos funerais do ator "após apresentar aos repórteres uma mensagem alegadamente escrita por um dos médicos, sugerindo que Rudolph Valentino havia falado dela ao final como sua futura noiva." A imprensa zombou dela por isso, assim como muitas pessoas nos filmes gargalhavam de sua extravagante imersão em suas próprias emoções. A ironia foi que ela lançou a carreira de Ernst Lubitsch, mas infelizmente não foi tocada pelas restrições dele.

Teve formação de dançarina em São Petersburgo e, durante a I Guerra Mundial, realizou uma série de filmes na Polônia, com Alexander Hertz. Em 1917, no entanto, Max Reinhardt, trouxe-a a Berlim para atuar na versão teatral de Sumurun. Rapidamente se tornou uma estrela do cinema alemão e após diversos filmes para Curt Matull, pediu que o jovem Lubitsch a dirigisse em Die Augen der Mumie Ma [Os Olhos da Múmia] (18). Trabalhou para outros diretores - Georg Jacoby, Paul Ludwig Stein e Dimitri Buchowetzki (Sappho, 20). Mas ela foi excelente nos filmes de época aos quais emprestou não somente sua beleza e expressividade, mas uma pouco usual profundidade dos personagens, de modo a, como Lotte Eisner escreveu, apresentar os artifícios dos atores de teatro: Carmen (18); Madame Dubarry (19); Medea (20); Sumurun (20); Die Bergkatze (21); e Die Flamme (22). 

Madame Dubarry, reintitulado Passion, foi exibido com enorme sucesso nos Estados Unidos e, em 1922, a Paramount a convidou à América. Seus primeiros filmes foram bem menores que sua obra alemã: Bella Donna [A Bela Diana] (23, George Fitzmaurice); The Cheat (23, Fitzmaurice); The Spanish Dancer [A Dançarina Americana] (23, Herbert Brenon); e Shadows of Paris (24, Brenon). Num esforço de revivê-la, foi parceira de alguns dos que a dirigiram na Alemanha, Buchowetzki para Men [Homens] e Lily of the Dust (24). Porém foi somente com Lubitsch em Forbidden Paradise [Paraíso Proibido], que recuperava sua antiga glória. 

Trabalhou em Hollywood por outros quatro anos até a chegada do som e seu sotaque forçá-la a abandonar a América: East of Suez (25, Raoul Walsh); The Charmer (25, Sidney Olcott); Flower of Night [A Flor da Noite] (25, Paul Bern); A Woman of the World [A Condessa Democrata] (25, Malcolm St. Clair); The Crown of Lies [Mentiras...!] (26, Buchowetzki); Good and Naughty [A Viuvinha Americana] (26, St. Clair); Hotel Imperial (26, Stiller); Barbed Wire [Amai-vos uns aos Outros] (27, Rowland V. Lee); The Woman on Trial [A Ré Amorosa] (27, Lee); Three Sinners [Morta para o Mundo] (28, Lee); The Secret House [Hora Secreta] (28, Lee); como Rachel em Loves of an Actress [Rachel] (28, Lee); e The Woman from Moscow [Coração de Eslava] (28, Ludwig Berger). Foi à Inglaterra realizar The Woman He Scorned [Almas Perdidas] (29, Paul Czinner), e após mais um filme nos Estados Unidos, A Woman Commands [Rainha e Mártir] (32, Paul L. Stein), e Fanatisme  (34, Gaston Ravel), na França, retornou à Alemanha.

Obteve um grande sucesso popular em Mazurka (35, Willi Forst) e atuou em Moskau-Shangai [Moscou-Xangai] (36, Paul Wegener); como Madame Bovary (37, Gernhard Lamprecht); Tango Notturno [Tango Noturno] (37, Fritz Kirchoff); Die Fromme Lüge [A Falsária] (38, Nunzio Malasomma); e Die Nacht der Entscheidung (38, Malasomma). Nos primeiros anos da guerra foi à França, mas em 1943 para a América e fez Hi, Diddle Diddle [Casados Sem Casa] (43, Andrew L. Stone). Aposentou-se e somente reapareceu numa ponta em The Moonspinners [O Segredo das Esmeraldas Negras] (64, James Neilson)

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 7037-44. 


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