Filme do Dia: Nha Fala (2002), Flora Gomes


My Voice (2002) directed by Flora Gomes • Reviews, film + cast ...
Nha Fala (Portugal/França, 2002). Direção: Flora Gomes. Rot. Original: Flora Gomes & Franck Moisnard. Fotografia: Edgar Moura. Música: Manu Dibango.  Montagem: Dominique Pâris. Dir. de arte e Cenografia: Véronique Sacrez. Figurinos: Rosário Moreira & Virginia Vogwill. Com: Fatou N’Diaye, Jean-Christophe Dollé, Ângelo Torres, Bia Gomes, Jorge Quintino Biague, Carlos Imbombo, François Hadji-Lazaro, Danièle Evenou.
Vita (N’Diaye) é uma jovem guineense que recebeu uma bolsa de estudos para Paris, não quer mais nada com o namorado Yano (Torres) e recebeu o aviso da mãe (Gomes) que reza a tradição da família que quem cantar morrerá. Em Paris Vita se enamora do produtor de discos e musicólogo Pierre (Dollé), e sua canção se torna um dos maiores sucessos europeus, rendendo-lhe muitos ganhos financeiros. Vita, no entanto, decide que é hora de voltar para sua terra, morrer, para conseguir renascer sem mais a ameaça da tradição.
Gomes, na chave leve de um musical – dir-se-ia que seu documentário sobre a guerra As Duas Faces da Guerra (2007), seria produto de outro realizador – toca em temas como colonialismo, pós-colonialismo, tradição, modernidade e racismo sem abdicar dos protocolos escapistas do gênero que não apenas optou, como conseguiu extrair grande expressividade – quando se compara seus números musicais com uma produção como Mamma Mia!, por exemplo, tem-se o achado que representa. Suas canções tocam em pontos nevrálgicos da cultura nacional/transnacional que vivenciam também as realidades de países periféricos sem obscurecer o universo de irrealidade tipicamente musical que o filme não apenas abraça como igualmente traz em termos de um “realismo fantástico” que com suavidade, vai além do “exotismo para estrangeiro ver”. Sim, é verdade que as cores vibrantes das roupas estão todas lá, assim como a dança, aqui malemolente, mas isso é fazer com que elementos culturais locais se fundam com os do próprio gênero que dialoga. E a forma com que o filme se depara com o fantástico é de uma simplicidade e elegância que faz ver que a relação com a tradição não precisa ser de pura e simples negação, mas de comunicação e compreensão de sua não literalidade representada, sobretudo, pela morte simbólica de Vita (Vida). No momento que inicia a transição de Vita para Paris há um número musical que todos cantam a simpatia e a disponibilidade de Vita em suas vidas, numa leitura em que a sutileza da ironia o torna próximo de um Demy: basta se virar a chave e se poderia observar o oportunismo de todos para com ela, tal como, guardadas as proporções, trabalhado por Dogville, em que a docilidade mascara a conveniência aos seus propósitos. Os números musicais são um achado à parte e seu diálogo com o realismo ou com temas específicos muito distante de filmes como Dançando no Escuro (2000) ou A Fábrica de Nada (2017). Destaque para o busto do herói nacional Amílcar Cabral que ronda fantasmáticamente por quase todo o filme, enquanto reminiscência de uma utopia não cumprida. Filmado em Cabo Verde, já que a Guiné Bissau ainda se encontrava em guerra quando de sua produção.  Fado Filmes/Les Films de Mai/Samsa Film. 110 minutos.

Comentários

  1. please help me with a version of this movie that has english subtitles.

    ResponderExcluir
  2. i dont´know about it...but try open subtitles...could have and put it in a download torrent of the movie

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber onde posso encontrar uma cópia desse filme, atenciosamente nomadevideoarte@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Car@ não saberia te dizer. acho que baixei ele piratex via Making Off, um site que você só entra por convite. talvez tenha também no tube. cópia oficial não sei dizer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar