Filme do Dia: São Paulo, Sinfonia da Metrópole (1929), Adalberto Kemeny & Rudolf Rex Lustig
São Paulo, Sinfonia da
Metrópole (Brasil, 1929). Direção: Adalberto Kemeny & Rudolf Rex Lustig.
Rot. Original: Adalberto Kemeny.
O título não deixa
dúvidas. Tendo como modelo a mais célebre das sinfonias urbanas do cinema
silencioso, Berlim, Sinfonia de uma Metrópole, de dois anos
antes, o filme esboça algo de similar, sem conseguir cumpri-lo de todo. Se algo
da rotina mais comezinha chega a ser captado, mesmo que sem o mesmo talento e
poesia de seu contraparte alemão, assim como eventuais momentos em que o filme
evoca sem peias seus colegas vanguardistas europeus (até mesmo o contemporâneo O Homem com a Câmera, o qual os
realizadores certamente não haviam conhecido até então), sua verve
conservadora, ausente na maior parte dos filmes do ciclo pelo mundo, é
expressiva em vários momentos. Em dois deles, sobretudo. O que apresenta a
colônia penal, modelo de regeneração, segundo os realizadores, e descrita pelo
filme nos moldes dos presídios observados nos filmes norte-americanos da época.
E, ainda mais, em sua incontinência patriótica final, que pretende ser uma
representação visual do bordão da bandeira brasileira (“ordem e progresso”).
Assim, o vanguardismo estilístico é algo apropriado enquanto adereço
superficial de afirmação de uma modernidade que se apresenta enganosa ou, pelo
menos, parcial, da forma como apresentada. E, se o filme também segue a
proposta do de Ruttman, que também será copiado por vários outros, de simular
um dia na metrópole, do amanhecer à noite, aqui, a determinado momento, não
muito distante do início, esquece-se dessa premissa. Em sua versão original, constava,
ao que parece, com quase 30 minutos a mais de filme. Destaque para sua
insistência em voltar aos poucos “arranha-céus” paulistanos e não construídos,
sobretudo o Martinelli. E também para a trucagem da mão que invade o centro de
São Paulo, evocativa uma vez mais do filme de Vertov. Rex Filmes. 63 minutos.
É documento histórico e raro do cotidiano da cidade de São Paulo. Deverá ser bem assistido e analisado num futuro ainda mais distante.
ResponderExcluirverdade! mas é uma construção, como todo documento...
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