Filme do Dia: Paixão Selvagem (1976), Serge Gainsbourg


Paixão Selvagem (Je T'Aime Moi Non Plus, França, 1976) Direção: Serge Gainsbourg. Fotografia: Willy Kurant. Música: Serge Gainsbourgh. Montagem: Kenault Peltier. Com: Jane Birkin, Joe Dallessandro, Hughes Quester, Reinhard Kolldehoff, Gerard Depardieu, Michel Blanc.
Caminhoneiros transportadores de lixo homossexuais têm sua relação ameaçada quando um deles, Krasky (D'Alessandro) apaixona-se por uma garota que trabalha em uma espelunca de beira de estrada, onde é empregada do flatulento e irritadiço Boris (Kolldehoff), possui um visual andrógino e é conhecida como Johnny (Birkin). Após falhar no ato sexual ortodoxo, Krasky inicia diversas relações de sexo anal que são frustradas com a gritaria da garota e a expulsão dos motéis. Após um dia de prazer completo, e finalmente terem conseguido realizar o ato sexual, Johnny torna-se quase vítima de assassinato por parte do companheiro de seu parceiro, Padovan (Quester), que quase a sufoca no banho. Inconformada com a reação branda de Krasky com seu companheiro, chama-o de bicha. Krasky parte com Padovan, deixando-a entregue a sua própria sorte, nua e solitária.
Apesar dos defeitos que não são poucos - a interpretação sofrível e a falta de expressividade do ícone das produções underground de Warhol, Dallessandro, a excessiva gratuidade do tipo para chocar burguês conservador - não deixa de ter seus méritos como elaboradas angulações e trabalho de câmera de grande efeito cinematográfico,além de composições de cena de forte expressividade pictórica - como Birkin nua após a tentativa de assassinato ao lado de um telefone público - e, pelo menos, uma sequência inesquecível - a do strip-tease e subsequente dança do casal ao som da canção-título. Forçado ou não, são de provocações do gênero que o cinema de tempos depois sente falta, mas próximo de tratar a sexualidade moderna cada vez mais com frases de efeito, neuroses e menos ousadia (vide Confissões na Noite) ou simplesmente ignorá-la nas produções em série "made in Hollywood". Nesse ponto, a incursão sem preconceitos no bas-fond possui o seu charme e Dallessandro não está muito longe da verdade quando afirma para Birkin que poucos casais conseguem esse amor absolutamente carnal que eles desfrutam. No cinema, pelo menos, cada vez menos. Président Films/Renn Productions. 90 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar