Filme do Dia: Andrei Svislotskiy (1992), Igor Kovalyov




Andrei Svislotskiy (Rússia, 1992). Igor Kovalyov.
Atento ao detalhe e a repetição como emuladores de uma boa narrativa, ainda que virtualmente opaca em boa parte de suas informações restringidas, Kovalyov, ocasionalmente influenciado pelo mestre estoniano Priit Pärn, realiza algo aqui muito distante daquele, mesmo que guarde alguma semelhança nos traços. A distinção se faz, sobretudo, pela recusa que certas “facilidades” de um nonsense mais prevalente que a obra de Pärn pode suscitar. Aqui, pelo contrário, elementos de  irrealidade brotam de um mundo físico bastante orientado e relativamente convencional, e os detalhes emergem com rara força expressiva. Seja mulher e foice no campo, inseparáveis, seja a gaveta desejosa de ser conhecida pelo servo, sejam os pássaros que atravessam o campo visual em bando diversas vezes, quando um dos personagens sai da casa ou ainda o quadro, única referência em cores profusas em uma produção que apresenta tons em sépia. E, mais que todos talvez, os cuidados excessivos que o servo tem para com seu patrão, suscitando algo de homo-erótico ao mesmo tempo que a relação como que uma obra de arte viva. O mais belo de todos, no entanto, é o efeito da grama recrudescendo após ter sido pisada, a primeira imagem da animação, que também se tornará um de seus leitmotifs, como as aves, mais felizes.  Quando se descobre o porco gigante a ser induzido a sair do celeiro, o efeito de absurdo, digno de paralelos com um conto gótico de Conan Doyle, está plenamente assegurado. Destaque para o efeito de titilação provocado na imagem, evocativo de uma película antiga, que neutraliza sua dimensão realista. Assim como para sua meticulosa banda sonora. Ao aliar todas essas benesses, incluindo a difícil articulação entre desenho, som, música,silêncio e elipse na criação de um todo atmosférico cuja cereja do bolo é a epígrafe final, plenamente literária, Kovalyov se distanciou de todo gênero de obviedades e realizou uma verdadeira obra-prima. O realizador ficará mais conhecido posteriormente como desenhista e diretor de alguns episódios da série e do longa Rugrats. Moscow Animation Studio. 17 minutos e 34 segundos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso