Filme do Dia: Andrei Svislotskiy (1992), Igor Kovalyov
Andrei Svislotskiy
(Rússia, 1992). Igor Kovalyov.
Atento ao detalhe e
a repetição como emuladores de uma boa narrativa, ainda que virtualmente opaca
em boa parte de suas informações restringidas, Kovalyov, ocasionalmente
influenciado pelo mestre estoniano Priit Pärn, realiza algo aqui muito distante
daquele, mesmo que guarde alguma semelhança nos traços. A distinção se faz,
sobretudo, pela recusa que certas “facilidades” de um nonsense mais prevalente que a obra de Pärn pode suscitar. Aqui,
pelo contrário, elementos de irrealidade brotam de um mundo físico
bastante orientado e relativamente convencional, e os detalhes emergem com rara
força expressiva. Seja mulher e foice no campo, inseparáveis, seja a gaveta
desejosa de ser conhecida pelo servo, sejam os pássaros que atravessam o campo
visual em bando diversas vezes, quando um dos personagens sai da casa ou ainda
o quadro, única referência em cores profusas em uma produção que apresenta tons
em sépia. E, mais que todos talvez, os cuidados excessivos que o servo tem para
com seu patrão, suscitando algo de homo-erótico ao mesmo tempo que a relação
como que uma obra de arte viva. O mais belo de todos, no entanto, é o efeito da
grama recrudescendo após ter sido pisada, a primeira imagem da animação, que
também se tornará um de seus leitmotifs,
como as aves, mais felizes. Quando se
descobre o porco gigante a ser induzido a sair do celeiro, o efeito de absurdo,
digno de paralelos com um conto gótico de Conan Doyle, está plenamente
assegurado. Destaque para o efeito de titilação provocado na imagem, evocativo
de uma película antiga, que neutraliza sua dimensão realista. Assim como para
sua meticulosa banda sonora. Ao aliar todas essas benesses, incluindo a difícil
articulação entre desenho, som, música,silêncio e elipse na criação de um todo
atmosférico cuja cereja do bolo é a epígrafe final, plenamente literária,
Kovalyov se distanciou de todo gênero de obviedades e realizou uma verdadeira
obra-prima. O realizador ficará mais conhecido posteriormente como desenhista e
diretor de alguns episódios da série e do longa Rugrats. Moscow Animation Studio. 17 minutos e 34 segundos.
..., muito bom!
ResponderExcluirObrigado Joba!
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