Filme do Dia: O Enrascado (1922), Edward F. Cline & Buster Keaton




O Enrascado (Cops, EUA, 1922). Direção e Rot. Original: Edward F. Cline & Buster Keaton. Fotografia: Elgin Lessley. Montagem: Buster Keaton. Com: Buster Keaton, Edward F. Cline, Virginia Fox, Steve Murphy, Joe Roberts.
Uma série de equívocos faz com que um jovem (Keaton), ansioso em corresponder aos  anseios de sua namorada, que exige que ele se transforme em um grande homem de negócios, torne-se perseguido por todo o efetivo policial da cidade. Dentre esses equívocos se encontra: ficar com o dinheiro da carteira de um homem rico e bêbado que tentara ajudar; sair dirigindo uma carroça com toda a mobília de uma família em mudança, acreditando que está ajudando um pobre homem e sua família ao comprar os pertences dele; e, por fim, imiscuir-se em meio a uma parada de policiais com sua carroça, acendendo o cigarro na bomba de um anarquista e jogando-a em um destacamento de soldados.
Dois planos, por motivos diversos mas plenamente imagéticos, já valem  por esse curta, um dentre os vários estrelados por Keaton no período. O que sua fuga do que aparentemente seria somente um policial se transforma em vários deles, realçado pela amplitude do plano que os apresenta em escala certa, nem  distante demais nem demasiado próxima para que o sentido da gag visual se estabeleça de pronto. E talvez o melhor de todo o filme, apresentado já de início, em que o que sugeria ser as grades de uma prisão (até por seu título) logo demonstrará ser as de um portão em que a namorada do jovem finda a relação de ambos e estabelece a condição de retorno. A surreal perseguição policial seria reciclada sobre rodas no extravagante final de Os Irmãos Cara-de-Pau (1980). National Film Registry em 1997. Joseph M. Schenck Prod. para Associated First National Pictures. 18 minutos e 31 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar