Filme do Dia: Todas as Mulheres do Mundo (1966), Domingos de Oliveira
Todas as Mulheres
do Mundo (Brasil, 1966). Direção: Domingos de Oliveira. Rot. Adaptado: Domingos
de Oliveira, baseado nos contos A Falseta
e Memórias de um Don Juan, de Eduardo
Prado. Fotografia: Mário Carneiro. Música: João Ramiro Mello. Montagem:
Raimundo Higino. Cenografia: Napoleão M. Freire. Com: Leila Diniz, Paulo José,
Ivan de Albuqurque, Flávio Migliaccio, Joana Fomm, Isabel Ribeiro, Márcia
Rodrigues, Marieta Severo, Maria Gladys, Irma Alvarz, Fauzi Arap.
Paulo
(José) narra para o amigo Edu (Migliaccio) as venturas e desventuras vividas
com a mulher que, entre as dezenas que passaram por suas mãos, resolveu amar.
Trata-se de Alice (Diniz), namorada do seu conhecido Leopoldo (Albuquerque).
Alice vai morar com ele, mas sua confiança é traída no primeiro momento, quando
viaja para São Paulo e, ao retornar, flagra-o com outra mulher. Afasta-se,
então, de Paulo que entra em depressão. Porém, após insistentes pedidos, retorna.
Uma súbita reaproximação de Leopoldo deixa Paulo inseguro, porém nada chega a
ocorrer já que Leopoldo morre atropelado. Alice entra em uma prolongada
depressão que, tão subitamente quanto reapareceu no apartamento, um belo dia
supera.
O mais
famoso filme de Oliveira e de sua musa mesmo que não seja recheado de mera boa
vontade política e o rígido esquematismo moral das piores obras do Cinema Novo
tão pouco pode ser considerado como mais que um bem realizado exercício de
narração, apoiado sobretudo na estrutura dos dramas e comédias de costumes de
Truffaut. Buscando o mesmo humor discreto do cineasta francês, Oliveira também
faz uso de imagens fixas e de uma postura levemente transgressora dos códigos
morais burgueses como, por exemplo, Jules e Jim, embora descambe não poucas
vezes para um espontaneísmo ingênuo que não se encontra ausente da citada obra
de Truffaut. Teve a seqüência em que Paulo pensa em suicidar-se e na banda
sonora ouve-se breves acordes da Nona Sinfonia de Beethoven aludida em O Bandido da Luz Vermelha. Por sua vez,
pode ser considerado um antecessor distante e mais bem realizado de comédias
sobre as trapalhadas amorosas de membros da classe média que foram realizadas
nas décadas de 1980 e 1990 como Pequeno Dicionário Amoroso, imbuídas pelo mesmo senso narcisista e auto-referente.
D.O Produções Cinematográficas/Saga Filmes. 86 minutos.
Por favor alguém pode dizer qual a música que faz fundo para Leila Diniz em diversas cenas, como as cenas nas praias e quando é seguida por um estranho na calçada
ResponderExcluirHá anos procuro saber qual é essa música