Filme do Dia: Todas as Mulheres do Mundo (1966), Domingos de Oliveira


Resultado de imagem para todas as mulheres do mundo 1967
Todas as Mulheres do Mundo (Brasil, 1966). Direção: Domingos de Oliveira. Rot. Adaptado: Domingos de Oliveira, baseado nos contos A Falseta e Memórias de um Don Juan, de Eduardo Prado. Fotografia: Mário Carneiro. Música: João Ramiro Mello. Montagem: Raimundo Higino. Cenografia: Napoleão M. Freire. Com: Leila Diniz, Paulo José, Ivan de Albuqurque, Flávio Migliaccio, Joana Fomm, Isabel Ribeiro, Márcia Rodrigues, Marieta Severo, Maria Gladys, Irma Alvarz, Fauzi Arap.
Paulo (José) narra para o amigo Edu (Migliaccio) as venturas e desventuras vividas com a mulher que, entre as dezenas que passaram por suas mãos, resolveu amar. Trata-se de Alice (Diniz), namorada do seu conhecido Leopoldo (Albuquerque). Alice vai morar com ele, mas sua confiança é traída no primeiro momento, quando viaja para São Paulo e, ao retornar, flagra-o com outra mulher. Afasta-se, então, de Paulo que entra em depressão. Porém, após insistentes pedidos, retorna. Uma súbita reaproximação de Leopoldo deixa Paulo inseguro, porém nada chega a ocorrer já que Leopoldo morre atropelado. Alice entra em uma prolongada depressão que, tão subitamente quanto reapareceu no apartamento, um belo dia supera.
O mais famoso filme de Oliveira e de sua musa mesmo que não seja recheado de mera boa vontade política e o rígido esquematismo moral das piores obras do Cinema Novo tão pouco pode ser considerado como mais que um bem realizado exercício de narração, apoiado sobretudo na estrutura dos dramas e comédias de costumes de Truffaut. Buscando o mesmo humor discreto do cineasta francês, Oliveira também faz uso de imagens fixas e de uma postura levemente transgressora dos códigos morais burgueses como,  por exemplo, Jules e Jim, embora descambe não poucas vezes para um espontaneísmo ingênuo que não se encontra ausente da citada obra de Truffaut. Teve a seqüência em que Paulo pensa em suicidar-se e na banda sonora ouve-se breves acordes da Nona Sinfonia de Beethoven aludida em O Bandido da Luz Vermelha. Por sua vez, pode ser considerado um antecessor distante e mais bem realizado de comédias sobre as trapalhadas amorosas de membros da classe média que foram realizadas nas décadas de 1980 e 1990 como Pequeno Dicionário Amoroso, imbuídas pelo mesmo senso narcisista e auto-referente. D.O Produções Cinematográficas/Saga Filmes. 86 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar