Filme do Dia: Bem Perto de Buenos Aires (2014), Benjamin Naishtat


Resultado de imagem para bem perto de buenos aires

Bem Perto de Buenos Aires (Historia del Miedo, Argentina/França/Alemanha/Uruguai/Catar, 2014). Direção e Rot. Original: Benjamin Naishtat. Fotografia: Soledad Rodríguez.  Montagem: Fernando Epstein & Andrés Quaranta. Dir. de arte: Marina Raggio. Figurinos: Jam Monti. Com: Jonathan Da Rosa, Tatiana Giménez, Mirella Pascual, Claudia Cantero, Francisco Lumerman, César Bordón, Valeria Lois, Elsa Bois. 
     Num distrito privado próximo de Buenos Aires, um grupo de pessoas se sente incomodada pelo calor excessivo e as queimadas na região. 
   Se o título entrevisto ao início pode ser tomado inadvertidamente como um segmento dentre outros, como é comum em tal tipo de cinema fragmentado, o filme se arrasta aborrecidamente, aos poucos apresentando os vínculos entre os personagens e patinando numa estética que por vezes remete ao naturalismo de Altman, por vezes a uma tentativa – ainda mais forçosa – de se aproximar talvez de um senso de estranhamento tal como os filmes de Lucrecia Martel. O resultado é um cansativo e auto-complacente exercício de fomentar possíveis expectativas para ações que esperadamente, com o tempo, o espectador já pressupõe que não se sucederão. Existe talvez a possibilidade de se compará-lo com uma corrente do cinema nacional (como em O Som ao Redor) que mescla realidade local, comentário social e elementos de cinema de gênero, embora o filme pareça demasiado armado para fluir de forma menos pretensiosa e pseudo-formalista. Rei Cine/Ecce Films/Vitakuben/Mutante Cine. 79 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar