Filme do Dia: Uma Primavera (2011), Gabriela Amaral




Uma Primavera (Brasil, 2011). Direção e Rot. Original: Gabriela Amaral. Fotografia: Matheus Rocha. Música: Rafael Cavalcanti. Montagem: Marco Dutra. Dir. de arte e Figurinos: Luana Demange. Com: Lúcia Romano, Natália Paz Parnes, Eduardo Gomes, Mauro Schames,  Caio Barros, Lucca Almeida.
No aniversário de 13 anos de Lara (Parnes) sua mãe a leva para um piquenique no parque. Porém, quando acorda de uma soneca, fica desesperada ao não mais encontrar a filha, apenas o seu celular. Após andar e indagar de outro frequentador do parque (Schames) e de um homem (Gomes) que lá trabalha alugando bicicletas se não a haviam visto ela entra em descontrole emocional, percebendo pouco após que a filha se encontra com um namorado em um local mais reservado.
Segunda curta da realizadora que faz uso de um processo de gradual empatia com a personagem da mãe, transformando tudo que a cerca em certa ambiguidade, do qual potencialmente todos podem ser suspeitos, notadamente o homem que se encontra parado em meio ao nada do parque e sozinho. Ou se poderia apostar no suicídio, por parte de uma garota que, como muitas de sua geração, se auto-mutila. Porém, por mais que a resolução não seja eivada de uma certa obviedade, ainda assim é melhor que a do primeiro curta, Naufrágos. Pior talvez seja a necessidade de locações devidamente “higienizadas” de qualquer marca de “efeito-Brasil”, como se só assim sua fábula pudesse operar. Acere. 15 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar