O Dicionário Biográfico de Cinema#203: Jack Palance



Jack Palance (Vladimir Palanuik - procedemos com precaução, desde que há um punhado de versões de seu verdadeiro nome) (1919-2006), n. Latimer, Pensilvânia 

Filho de imigrantes russos. Estudou jornalismo nas universidades da Carolina do Norte e Stanford, foi um boxeador, e então membro da força aérea norte-americana. Em serviço ativo, seu rosto foi seriamente queimado, então a cirurgia plástica se somou a tensão de suas feições.

Escrever para o rádio levou-o a interpretar no teatro, incluindo trabalhos na Broadway com Elia Kazan, que elencou-o como   o criminoso pestilento em Panic in the Streets [Pânico nas Ruas] (50) (no qual foi creditado como Walter Jack Palance). Após Halls of Montezuma [Até o Último Homem], de Milestone, realizou sua aparição mais conhecida, como Stark Wilson, o pistoleiro de aluguel, em Shane [Os Brutos Também Amam] (53, George Stevens). Sua aparência eslava sempre apontou Palance para papéis exoticos ou sinistros - Sudden Fear [Precípicios d'Alma] (52, David Miller) e Sign of the Pagan [Átila, o Rei dos Hunos] (54, Douglas Sirk) - mas Robert Aldrich percebeu que a mesma face podia parecer sensível e nervosa: portanto interpretou a estrela de cinema em The Big Knife [A Grande Chantagem] (55), o oficial condenado em Attack! [Morte sem Glória] (56), e Ten Seconds to Hell [A Dez Segundos do Inferno] (59).

Seu trabalho geralmente carrega uma nota ímpar de histeria reprimida: Second Chance [Última Chance] (53, Rudolph Maté); como Jack, o Estripador em Man in the Attic [O Estranho Inquilino] (53, Hugo Fregonese); Kiss of Fire [Ambição de Covardes] (55, Joseph M. Newman); I Died a Thousand Times [Morrendo a Cada Instante] (55, Stuart Heisler), uma refilmagem de High Sierra [Seu Último Refúgio]; como gêmeos, trocando de lugares em Sing Sing em House of Numbers [A Casa dos Homens Marcados] (57, Russell Rouse); como o pai em The Lonely Man [O Bandoleiro Solitário] (57, Henry Levin).

Mas Palance era demasiado inquieto para permanecer como estrela, e a partir de 1960 trabalhou tanto na Europa quanto na América, dando diversas intepretações chamativas, mais felizes quanto mais livres de se entregarem a ameaças extravagantes: The Mongols [Os Mongóis] (61, André De Toth e Riccardo Freda); Barabbas [Barrabás] (62, Richard Fleischer); no comando maníaco de um pequeno livro e Maserati vermelhos, rosnando como o produtor em Le Mépris [O Desprezo]; o mexicano em The Professionals [Os Profissionais] (66), de Brooks; como um louco Edgar Allan Poe entusiasmado em The Torture of Garden [As Torturas do Dr. Diabolo] (67, Freddie Francis); como Castro em Che! (69), de Fleischer; como o homem da lei em They Came to Rob Las Vegas [O Ouro Maldito de Las Vegas] (69, Antonio Isasi); como o pai em The Horseman [Os Cavaleiros de Buzkashi] (70), de Frankenheimer; e como o parceiro em Monte Walsh [Um Homem Difícil de Matar] (70, William Fraker).

Uma palavra está em ordem para seu Dr. Jekyll and Mr. Hyde (72, Charles Jarrott), feito para a TV, sem efeitos óbvios de maquiagem, mas com duas personas igualmente assustadoras. Isto prova novamente o quão perturbador Palance pode ser quando sob restrição. Nos filmes crescentemente  deu uma risada satânica, mostrando os dentes: Justine: Le Disavventure della Virtu [Santuário Mortal] (68, Jess Franco); The Desperados [Trágica Sentença] (69, Levin); Vamos a Matar, Compañeros [Companheiros] (70, Sergio Corbucci); Si Puo Fare...Amigo [Que Assim Seja, Trinity] (71, Maurizio Lucidi); Chato's Land [Renegado Vingador] (71, Michael Winner); Oklahoma Crude [Poço de Ódio] (73, Stanley Kramer); Te Deum [Tedeum, Um Homem Mais Duro que Trinity] (73, Enzo G. Castellani); Craze [Demência] (73, Francis); Dracula (73, Dan Curtis); e Squadra Antiscippo [The Cop in Blue Jeans] (76, Bruno Corbucci).

Desde então, esteve em todos os lugares: Portrait of a Hitman [Retrato de um Assassino] (77, Allan J. Buckhantz); One-Man Jury (78, Charles Martin); Angels' Brigade (79, Greydon Clark); The Shape of Things to Come [Jornada à Delta 3] (79, George McCowan); Cocaine Cowboys (79, Ulli Lommel); The Last Rite of the Dalton Gang [O Fim da Quadrilha Dalton] (79, Dan Curtis); The Ivory Ape [O Gorila de Marfim] (80, Tom Kotani); Hawk the Slayer [O Falcão Justiceiro] (80, Terry Marcel); Without Warning [Sem Aviso] (80, Clark); Alone in the Dark [Noite de Pânico] (82, Jack Sholder) - no qual co-estrela com Donald Pleasence - alguns filmes são como arco-íris, melhor visualizados de uma grande distância; uma ponta em Gor [Gor e os Guerreiros Selvagens] (88, Frietz Kirsch); de repente, recuperado com classe para Bagdad Café (88, Percy Adlon); Young Guns [Os Jovens Pistoleiros] (88, Christopher Cain); o padre malvado em meio às espadas e feitiçaria de Outlaw of Gor (89, John Cardos);  Batman (89, Tim Burton); e Tango and Cash [Tango e Cash: Os Vingadores] (89, Andrei Konchalovski).

Venceu o Oscar de coadjuvante em City Slickers [Amigos, Sempre Amigos] (91, Ron Underwood), ainda que tenha sido mais divertido recebendo o prêmio que no filme. Esteve então em Radio Flyer (92, Richard Donner); Salmonberries [Um Amor Diferente] (92, Adlon); Cops and Robbersons [Confusão em Dose Dupla] (94, Michael Ritchie); City Slickers II [Em Busca do Ouro Perdido] (94, Paul Weiland); e um monte de coisas na televisão.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2011-13.

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