Filme do Dia: Mauvaise Conduite (1984), Néstor Almendros & Orlando Jiménez-Leal
Mauvaise Conduite (França, 1984). Direção:
Néstor Almendros & Orlando Jiménez-Leal.
Esse documentário compila, de forma quase
exaustiva, uma série de depoimentos a respeito da perseguição aos homossexuais
no regime cubano, inclusive com a criação de campos específicos de
prisioneiros. Ao ficar restrito sobretudo aos depoimentos, complementados
ocasionalmente com uma voz over, tem-se menos um retrato mais conciso e
didático desse aspecto da repressão na sociedade cubana, em si pouco explorado
ainda que conhecido, do que relatos parciais que parecem ter como função básica
a de denúncia testemunhal. Esses se tornam um pouco mais enfraquecidos quando
não poucos dentre os depoentes levantam críticas contra elementos considerados
negativos ao regime que fogem do foco em si selecionado. Dentre os aspectos
curiosos se encontra o posto por um dos depoentes de que o regime perseguia
sobretudo os homossexuais efeminados, sendo que os mais masculinizados ou as
lésbicas sofriam menos perseguições, pois no primeiro caso menos visíveis
enquanto “desvio” ou “má conduta” frente aos valores sociais considerados
dignos (herdados de um puritanismo bastante comum nos dogmatismos de esquerda
do período como ressalta Susan Sontag) e no segundo mais palatáveis ao
imaginário erótico masculino, como posto por Cabrera Infante. Dentre outros
depoimentos marcantes está o do escritor Reynaldo Arenas, que posteriormente se
tornaria tema de uma cinebiografia (Antes do Anoitecer). Há uma forte militância anti-castrista em um círculo de
depoentes que, exilados ou desafetos que haviam anteriormente colaborado
proximamente do próprio Fidel e de altos escalões do regime, não movem um
centímetro evidentemente em sua visão sem qualquer concessão ao regime, por
mais que uma depoente fale que não guarde mágoas das condições inumanas que
passou quando detida ou que outro, que encerra o filme, afirme que a ojeriza
aos homossexuais era bem anterior ao regime, que somente a potencializou. E é
justamente com a falta de palavras para descrever o inexprimível com relação a
situação, no silêncio desse último depoente, que o filme se encerra. O
documentário espanhol Seres Extravagantes,
de vinte anos após, faz uso de outras estratégias estilísticas e recorte sobre
o mesmo tema, tendo como cerne a figura de Arenas. Antenne 2/Les Films du Losange para
Cinevista. 112 minutos.
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