Filme do Dia: O Jardim Secreto (1994), Dave Edwards


The Secret Garden
O Jardim Secreto (The Secret Garden, EUA/Reino Unido/Irlanda, 1994). Direção: Dave Edwards. Rot. Adaptado: a partir da telepeça de Libby Hinson e do romance de Frances Hodgson Burnett. Música: Misha Segal. Montagem: Rick Hinson.
Mary Lennox vive na Índia até saber, determinado dia, que se tornou órfã. Viaja então para a Inglaterra onde vai viver numa mansão vitoriana e assustadora de 100 quartos, sendo tutelada pela governanta má, a Sra. Medlock. Aos poucos passa a conhecer o garoto Dickon, de origem humilde e também seu primo Collin, que vive trancafiado em um quarto e impossibilitado de ter acesso ao mundo exterior. O tio de Mary, Archibald partiu para a Escócia. Sua distância do filho está associada a morte da mulher que amara, mãe do garoto. Mary se apaixona pelo Jardim Secreto, ao qual fica sabendo se tratar do local onde sua tia morrera. Juntos, ela e Dicon levam Collin para passear no mesmo e quando observam que o garoto apresenta sensível melhora, e seu parceiro, o médico, irá fechar o cerco aos garotos,  esses contam com o apoio dos animais dos quais se tornaram próximos, como a gata Darjeeling.

Produção rotineira para a televisão norte-americana que se ampara em texto clássico infantil já adaptado inúmeras vezes para o cinema tanto como animação como filmes de ação ao vivo. Seu estilo algo conto de fatos, algo romance gótico, não é exatamente bem aproveitado pelos traços burocráticos e apresentação de narrativa não menos insípida. Amparado por uma lógica melodramática herdeira de Dickens, o filme chega inicialmente a potencialmente acenar para a possibilidade de uma “triangulação” entre os personagens principais, mas os indícios de afeto e sexualidade não chegam a serem enfrentado pela narrativa senão de forma muito oblíqua, quando Dicon passeia inicialmente com Mary no Jardim ou ainda quando Collin demonstra seu desejo que Mary não volte mais a encontrar Dicon – logo o trio terá que se unir para enfrentar as “forças do mal”. Mike Young Prod./Greengrass Prod. para ABC. 69 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar