Fime do Dia: O Pesadelo do Escultor (1908), Wallace McCutcheon
O Pesadelo do Escultor (The Sculptor’s Nightmare, EUA, 1908). Direção: Wallace
McCutcheon. Fotografia: G.W. Bitzer. Com: Florence Auer, D.W. Griffith, Edward
Dillon.
Grupo decide qual será o busto que irá substituir o do
presidente Roosevelt. Todos pensam no de si próprios e como não chegam a um
acordo vão até o estúdio do escultor provocando grande arruaça e destruindo por
completo o mesmo. Embriagado, o escultor provoca confusão em um restaurante,
sendo preso. Na prisão, sonha com os bustos.
É bastante curioso como, de certa forma, McCutcheon havia
algo pavimentado o caminho para o filme narrativo dramático de Griffith (aqui surgindo como ator) com
algumas das produções que dirigira desde 4 anos atrás. Aqui, justamente no
período em que o filme narrativo começa a dar seus passos mais sólidos, parece
reverter para um caminho inverso, mais próximo do cinema de atrações, como é o
caso tanto da primeira cena, onde uma discussão interminável tem lugar na mesa
ou da segunda, quando o estúdio do escultor fica praticamente em ruínas após a
visita coletiva do ansioso grupo. Ou ainda o destempero do escultor na terceira
cena. O mesmo pode ser dito dos previsíveis efeitos, curiosamente ausentes nas
produções dos anos anteriores e já cada vez mais em desuso, que aqui retornam
para ilustrar o pesadelo de um bêbado, tal como no precursor Dream of a Rarebit Fiend, co-dirigido
pelo próprio McCutcheon, porém distantes do mesmo efeito – a cena em que as
esculturas surgem por si só demora uma eternidade e é a única, ao contrário da
variedade de situações criativas e efeitos pensada no filme de dois anos antes.
American
Mutoscope & Biograph. 9 minutos e 9 segundos.
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