Filme do Dia: Ricardo III - Um Ensaio (1996), Al Pacino
Ricardo III - Um Ensaio (Looking for Richard, EUA, 1996) Direção:
Al Pacino. Rot.Adaptado: Al Pacino&Frederic Kimball, baseado em peça de
Shakespeare. Fotografia: Stephen C. Confer, Jon Kranhouse & Richard Leacock.
Música: Howard Shore. Montagem: Bill Anderson, Ned Bastille, Andre Betz & Pasquale Buba. Com: Al Pacino, Winona Ryder, Alec Baldwin, Kevin
Spacey, Aidan Quinn, Estelle Parsons, F. Murray Abraham, Penelope Allen, Gordon
MacDonald.
Sob o pretexto de realizar os
preparativos para uma montagem de Ricardo III em Nova York, Pacino realiza um filme com vistas a tornar mais popular a peça de Shakespeare. A partir
daí movimenta-se entre Nova York, Londres e a cidade natal de Shakespeare.
Produção modesta em que a mistura de linguagens cinematográfica e teatral é um
dos charmes desse semi-documentário no qual constantemente se cruzam três
momentos diversos: os bastidores da preparação da peça com os atores lendo seus
textos e a viagem de Pacino e seu co-roteirista à Inglaterra que tem como seu
melhor momento quando conhecem a casa onde nasceu Shakespeare; depoimentos de
personalidades ligadas ao mundo sheakespeariano como Peter Brook, Vanessa
Redgrave, Kenneth Brannagh e John Guielgud e também de populares; e a própria
encenação da peça. Não há como negar, no entanto, que esse terceiro momento -
contando com a força dramática do texto sheakespeariano - é que acaba contando
realmente no filme, sendo as cenas documentais quase sempre banais e forçadas
como geralmente são, com raras exceções como a tocante declaração de um pedinte
nova-iorquino, clamando contra a insensibilidade das pessoas no mundo atual e
pedindo que Shakespeare seja ensinado nas escolas para procurar tornar esse um
mundo mais digno. As três linhas narrativas acima referidas não são totalmente excludentes
entre si e a narração muitas vezes passeia in
off de um momento a outro como quando soma-se ao depoimento de Redgrave
imagens da encenação ou é feito uma montagem alternada entre a leitura
"branca" dos atores em uma sala e a encenação. Pacino também faz
constantes referências ao tempo, através de imagens dentro de imagens
registradas nos monitores onde está sendo efetuada a montagem. Embora o que se
destaque mais no filme seja o próprio texto de Shakespeare não há como negar
que tanto no prológo quanto no final Pacino explore bem imagens documentais de
um garoto em uma quadra de basquete em câmera lenta e da trupe de atores somada à grandiosidade do texto do bardo
sobre o frágil equilíbrio que representa a vida. Texto extraído, por sinal, de A Tempestade. Movendo-se no mesmo campo
de Pacino, Louis Malle conseguiu realizar um projeto mais bem sucedido, ainda
que menos ousado, com Tio Vanya em Nova York, baseado em Tchecov. Fox Search
Lights. 118 minutos.
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