Filme do Dia: Apa (1966), István Szabó


Apa (Hungria, 1966). Direção e Rot. Original: István Szabó. Fotografia: Sándor Sára. Música: János Gonda. Montagem: János Rózsa. Cenografia: Károly Molnár. Figurinos: Erzsébet Mialkovszky. Com: András Bálint, Miklós Gábor, Dániel Erdély, Katy Solyóm, Klári Tolnai, Szusza Ráthonyi, Ilone Pétenyi, Rita Békés.

Táko (Erdély) é uma criança que, após perder o pai durante a Segunda Guerra, torna-se um exímio fantasista a seu respeito, inventando situações  dele para as outras crianças. Jovem (Bálint) e apaixonado por Anni (Solymón), que perde os pais nos campos de concentração, Táko continua, de forma mais discreta, a fantasiar sobre o pai morto, enquanto sua mãe encontra-se com um homem mais velho. Táko viaja com amigos de trem e ocasionalmente passa pelo vilarejo onde o pai havia nascido, assim como ele e ao qual decide retornar após longo tempo para tentar encontrar pessoas que conheceram seu pai. Táko acredita que necessita fazer algo pelo qual virá a ser lembrado e sair da sombra da imagem paterna, como atravessar a nado o rio Danúbio.

Fazendo parte de uma seleta lista de uma dúzia de títulos considerados os melhores de todos os tempos na cinematografia húngara, o filme sutilmente incorpora a proximidade com o universo do realizador, recurso que havia se tornado coqueluche do cinema moderno do período (Terra em Transe, Blow Up, Persona, O Desafio, etc.), talvez, inclusive, de forma autobiográfica. Ainda que, ao centrar boa parte de sua ação na infância, tal proximidade não seja tão incisiva, ou mesmo em sua juventude, onde o cinema surge como a possibilidade de atuação em um drama sobre as vítimas do nazismo, o filme deixa referências na própria dimensão visual – quando vai entrevistar pessoas sobre o seu pai, o estilo do filme se torna próximo do documental, ganhando o protagonista, nunca observado em cena, o status de documentarista. Sua austera e distanciada narrativa, magnificamente fotografada em p&b, e cuja trilha musical, habitualmente ausente, é feito uso intenso em determinados trechos, entremeia sua narrativa realista com cenas documentais de guerra e a aberta fantasia com que Táko procura lidar com a ausência paterna, evocada em momentos tais como o que assiste uma parada em honra às figuras da resistência mortas em combate, e apenas consegue encontrar a figura paterna entre todos os homenageados. Por mais que aponte para uma possibilidade de superação, a partir do momento em que o personagem pela primeira vez admite a sua amada  mentir sobre a figura paterna, o filme finda com ele próprio se forçando a ir além de si para buscar algum reconhecimento que remeta a algo que o torne tão ilustre quanto pensa ser o pai. Ou seja, longe de esboçar qualquer sentido de superação como seria quase obrigatório no cinema clássico e mesmo boa parte da produção contemporânea, pois seu esforço para se afastar dessa pressão da imagem paterna acaba se dando a partir de seu referencial.  Sua modernidade se encontra longe de excessos estilísticos, sendo quase sempre bastante demarcados os momentos de fantasia, e mesmo nesses seus absurdos parecem ter limites que apontam ocasionalmente mais para o cinema – caso da primeira evocação fantasiosa do pai, em ritmo de filme de aventura – do que para uma evocação onírica-surreal. Quando essa se dá, imediatamente fica explicitado se tratar de um sonho. O cartaz de O Grande Ditador surge na marquise de um cinema na época da guerra. O recurso de se voltar para o imaginário infantil como alegoria de épocas de grande relevância para a nação ou marcadas por um período autoritário tem sido uma constante na histórias das cinematografias as mais diversas como a brasileira (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias), espanhola (Cría Cuervos), alemã (O Tambor), italiana (Amarcord), francesa (Adeus, Meninos), dentre tantas outras. MAFILM3 Játékfilmstúdió para Mokép. 98 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar