Filme do Dia: Diabólicos Sedutores (1970), Harold Prince


Diabólicos Sedutores (Something for Everyone, EUA, 1970). Direção: Harold Prince. Rot. Adaptado: Hugh Wheeler, baseado no romance The Cook, de Harry Kressing. Fotografia: Walter Lassally. Música: John Kander. Montagem: Ralph Rosenblum. Dir. de arte: Otto Pischinger. Figurinos: Florence Klotz. Com: Michael York, Angela Lansbury, Anthony Higgins, Heidelinde Weis, Jane Carr, Eva Maria Meineke, John Gill, Wolfried Lier.

Konrad (York) é um astuto e ambicioso jovem recém-chegado a Bavária. Logo que percebe a atração da jovem rica Anneliese (Weis),  torna-se motorista para levar sua família a um piquenique, somente com o intuito de se aproximar dela. Rapidamente emprega-se no castelo da mais tradicional família da região, sob o comando da matriarca e viúva Condessa Herthe von Ornstein (Lansbury). Em pouco tempo ele seduz seu filho Helmuth (Higgins) e também é motivo de desejo da sua filha Lotte (Carr). Percebendo como as finanças da família vão mal, arquiteta uma glamorosa festa na qual acaba selando o casamento entre seus dois amantes, Helmuth e Annelise. Annelise em pouco tempo flagra o marido nos braços de Konrad. Esse provoca a morte dela e de sua família. Novamente despreocupados quanto ao dinheiro, a Condessa Herthe mantém uma relação amorosa com Konrad, mas seus planos de casamento, no entanto, são outros.

Longe se encontra o filme de ser uma sátira aos contos que envolvem príncipes e castelos, como sugere sua abertura, com os créditos sendo acrescentados às imagens de Konrad folheando um livro do gênero. Comum a esses, resiste a estrutura fabular. Porém numa dimensão que não deixa de explicitar a permissividade dos novos tempos. Konrad é uma espécie de anjo exterminador proveniente de um passado ignorado que atrai os desejos não apenas de toda a família aristocrática, como igualmente da burguesa nova rica. Ao contrário do protagonista do Teorema, de Pasolini, no entanto, ao invés dele destruir e desestruturar a família com a qual passa a viver, ele a revitaliza com afetividade, sexo e dinheiro. Conseguindo se libertar de todos os obstáculos que possam ser um entrave para seus objetivos, seja desmascarando o criado que o deseja ardentemente fora do castelo em seu santuário privado nazista ou mesmo provocando a morte de uma família inteira, incluindo sua amante. O filme se beneficia enormemente de seu elenco, predominantemente alemão e britânico e se aproxima muito mais de uma produção européia do que propriamente norte-americana, soando um verdadeiro corpo estranho caso pensado em relação à filmografia norte-americana contemporânea. E igualmente de seu ambiente praticamente à parte de todo o restante do mundo, como se pretende uma boa fábula. A família burguesa é mostrada em toda sua vulgaridade na seqüência do passeio. Os aristocratas em seu despudoramento com relação ao sexo, não por acaso chocando ao ponto da histeria insana a sensibilidade burguesa convencional de Annelise. E o protagonista em seu sóbrio calculismo, como quando reage ao alvoroço da amante em seu quarto simplesmente dispondo as roupas sobre o cabide, para somente após agir “selvagemente”. Trata-se quase de uma versão galhofeira, cínica e anti-realista da luta de classes através das relações sociais de afeto presentes no contemporâneo O Mensageiro, de Losey. Porém, enquanto lá a aristocracia, mesmo decadente, continua reinando sobre a burguesia, no casamento entre pares/primos, aqui é a classe trabalhadora que acaba passando a perna em ambas. O estilo evidentemente se encontra longe da pompa e da elegância do filme de Losey, porém tampouco é destituído de seu charme, sobretudo na criação atmosférica de seu prólogo e se se pensar que se trata da estréia na direção e único dos dois filmes dirigidos por Prince, mais conhecido como encenador de musicais – o seu outro é justamente uma adaptação musical de Sorrisos de uma Noite de Amor (1955), de Bergman, que já havia dirigido no palco. Talvez essas qualidades acabem encobrindo saídas fáceis e o esquematismo quase rígido que parece imperar do meio para o final, de todo modo talvez já presentes no próprio livro que serviu como fonte, e que atingem seu clímax no tolo efeito-surpresa final, que parece achincalhar de vez com qualquer propósito de verisimilitude psicológica. Cinema Center Films para National General Pictures. 112 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

A Thousand Days for Mokhtar