Filme do Dia: Wild Man Blues (1997), Barbara Kopple
Wild Man Blues (Idem, EUA, 1997). Direção: Barbara Kopple. Fotografia:
Tom Hurwitz. Montagem: Lawrence Silk. Com: Woody Allen, Soon-Yi Previn, Cynthia Sayer,
Eddy Davis Dan Barrett, Greg Cohen, John Gill.
Documentário que
acompanha a turnê, realizada em 1996, de Woody Allen e sua banda de jazz estilo diexeland pela Espanha, Inglaterra e,
sobretudo Itália. Ao mesmo tempo que o público que lota as apresentações
encontra-se preocupado, antes de mais nada, em ver Allen em carne e osso,
Kopple também parece seguir o mesmo intuito na estrutura de seu filme. Embora o
filme tenha sido vendido como o registro da turnê, ele interessa-se quase que
absolutamente pelos bastidores da mesma. Assim praticamente não é apresentado
nenhum número musical por completo, mas o filme não se cansa em se deter
voyeuristicamente na pretensa intimidade do casal, encarnando uma vida atípica
de astros pop, em hotéis de luxo, recepções com prefeitos e se defrontando com
pequenas multidões na porta do hotel. De certa forma, ele acaba sofrendo do
auto-centramento egotista que é característico de boa parte da obra de Allen.
Em alguns momentos, torna-se praticamente impossível distinguir Allen da sua
persona cinematográfica, seja quando reclama sobre o desejo de sempre
encontrar-se em outro lugar, de Brando
ter perdido o Oscar para José Ferrer,
zomba da infância pobre de Previn em contraposição ao luxo do hotel em
que se hospedam ou, na única sequencia realmente divertida do filme,
encontra-se com seus pais após voltar à Nova York. Na trilha musical, as
composições de Rota para 8 e ½ e Amarcord de Fellini. Jean Doumanian Production. 105 minutos.
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