Filme do Dia: Ladrões de Bicicleta (1948), Vittorio De Sica
Ladrões de Bicicletas (Ladri
di Biciclette, Itália, 1948). Direção: Vittorio De Sica. Rot. Adaptado:
Oreste Biancoli, Suso Cecchi
D´Amico, Vittorio De Sica, Adolfo Franci, Gherardo Gerardi, Gerardo Guerrieri
& Cesare Zavattini, baseado no romance de Luigi Bartolini. Fotografia:
Carlo Montuori. Música: Alessandro Cicognini. Montagem: Eraldo Da Roma. Dir. de
arte: Antonio Traverso. Com: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell,
Gino Saltamerenda, Vittorio Antonucci, Giulio Chiari, Elena Altieri, Carlo
Jachino.
Em plena crise econômica que atinge
a Itália após a Segunda Guerra Mundial, o desempregado Antonio Ricci
(Maggiorani), por sugestão da esposa Maria (Carell) vende o enxoval de casa
para comprar a bicicleta que lhe servirá como instrumento de trabalho, colando
cartazes de filmes nos muros da cidade. Porém, no primeiro dia de trabalho sua
bicicleta é roubada. Com ajuda do filho pequeno Bruno (Staiola), ele inicia uma
longa peregrinação atrás do ladrão. Vai até o mercado de bicicletas, persegue
um miserável (Chiari) que aparentemente conhecia o ladrão, acompanhando-o até
uma congregação que o acolhe e ameça um
rapaz que acredita ser o ladrão e que tem ou simula uma crise
epiléptica. Desesperado, decide roubar uma bicicleta, mas é pego e humilhado na
frente do filho.
Juntamente com Roma: Cidade Aberta (1945), trata-se do filme referencial do que
veio a chamar-se Neo-Realismo. Ainda mais que no filme de Rossellini, são os
pequenos episódios vivenciados no cotidiano que compõem a trama, não existindo
aqui crimes de guerra ou atitudes heroicas por parte dos personagens. Também
encontra-se presente, ainda mais radicalizados, a utilização de atores não
profissionais e as filmagens em locação. Ainda assim, com o distanciamento do
tempo, parece marcado por uma veia sentimental e de manipulação emocional maior
que os filmes contemporâneos de Rossellini, sobretudo Paisà (1946), fato que se comprovou na continuidade da carreira dos
dois cineastas. Seu interesse por narrativas que giram em torno de pequenos
acontecimentos (característica que influenciaria profundamente a produção
iraniana das décadas de 1980 e 1990) e sua busca de um realismo social e
fenomenológico mais desprendido das influências literárias (embora,
paradoxalmente, seja uma adaptação de um romance) influenciaram grandemente o
cinema, tanto em termos de realização como de teoria: dos cinema novos da
Europa e América do Sul da década de 1960, assim como na própria Itália cineastas
como Mario Monicelli e Ettore Scola e, por outro viés, Pasolini até a acolhida
entusiasmada do influente teórico André Bazin. Sua visão simpática aos
marginalizados sociais, igualmente passível de cair em certo paternalismo, pode
ser percebida no cinema do inglês Ken Loach. Foi evocado em inúmeros filmes,
como em Memórias (1980), de
Allen. A força do cinema americano na
Europa devastada pode ser percebida indiretamente através dos cartazes de Gilda (1946), de Charles Vidor, pregados
pelo protagonista. Mayer. 85 minutos.
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