Filme do Dia: Ronda Noturna (2005), Edgardo Cozarinsky
Ronda Noturna (Ronda Nocturna, Argentina/França, 2005). Direção e Rot. Original:
Edgardo Cozarinsky. Fotografia: Javier Miquelez. Música: Carlos Franzetti.
Montagem: Martine Bouquin. Dir. de arte: Ignacio Lago. Com: Gonzalo Heredia,
Diego Trerotola, Mariana Anghileri, Rafael Ferro, Darío Tripicchio, Susana
Varela, Román Chaploski, Jana Bokova.
Víctor (Heredia) é
um jovem prostituto que vaga pelas ruas de Buenos Aires, sendo cliente habitual
de um inspetor de polícia que lhe dá cobertura. Belo e charmoso, sendo requisitado para fazer programa com pessoas distintas. Num deles, com a
presença de vários membros de corpos diplomáticos, consegue cocaína
para vender e consumir. Certa noite reencontra um amigo motorista de
táxi que o leva para um motel, no qual tenta assassiná-lo. Posteriormente
encontra uma jovem que afirma que lhe deixara grávida e tenta igualmente
matá-lo, mas ele sobrevive.
Drama que busca – e
em alguns momentos até consegue – traduzir de maneira poética a realidade do
duro cotidiano de pessoas a margem da sociedade pelo prisma de seu
protagonista., porém tendo como resultado final uma narrativa tosca em seu tom lacônico. Essa última, ainda que aparentemente eivada por uma certa
pretensão de cunho mais autoral e
sofisticado nada mais parece ser que uma falta de rumo com relação ao que se
contar, bem diferente do efeito da elipse da cineasta argentina contemporânea
Lucrecia Martel com o seu O Pântano.
Aqui, muitos personagens e situações simplesmente são evocadas e não mais
sequer citados posteriormente, como a relação entre o protagonista e o inspetor
de polícia ou a mulher que surge ao final, aparentemente efeito alucinógeno com
relação ao uso de drogas. Porém esse deambular sem destino de Víctor acaba
sendo pouco efetivo em termos de densidade dramática tanto na construção da
falta de perspectivas do mesmo quanto no retrato dos despossuídos vislumbrados
na sua trajetória, elemento recorrente na dramaturgia cinematográfica recente
do país. Cine Ojo/Les Films d´Ici. 81 minutos.
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