Both Members of This Club, 1909

Both Members of This Club foi inspirada pelas lutas que Bellows testemunhou no Tom Sharkey Athletic Club em Nova York. Na época, as lutas de boxe públicas eram ilegais na cidade. Organizações privadas como a de Sharkey tornavam os futuros lutadores membros provisórios do "clube" na noite do evento para driblar a lei.

Na pintura pode quase se sentir a atmosfera da fumaça de charutos borolentos e suor que caracterizava esses ambientes. No frenético clímax da disputa, o lutador vitorioso à direita avança, enquanto o quase vencido boxeador da esquerda, com a face contorcida de dor, resiste fracamente ao soco e momentaneamente consegue adiar sua derrota iminente. As pinceladas rápidas e contundentes de Bellows, seu uso característico de iluminação dramática  e cores lúgubres, sua seleção de ângulos fortes e dramáticos primeiros planos todos amplificam o sentido de momento presente da cena. Os membros da platéia, com suas faces horrivelmente desfiguradas pela paixão sofrida, apresentam uma selvagem sede de sangue que revela muito a respeito dos aspectos mais sombrios da natureza humana. O artista sugere que os homens no ringue, unidos por seus esforços físicos também devem competir com o mais amplo, e talvez ainda mais brutal, adversário que é a injustiça social.
Texto: National Gallery of Art. Thames & Hudson. Nova York, 2005. pp. 246.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar