Postagens

Filme do Dia: A Lenda da Fortaleza Suram (1986), Sergei Paradjanov & Dodo Abashidze

Imagem
A Lenda da Fortaleza Suram ( Ambavi Suramis Tsikhitsa , URSS, 1986). Direção: Sergei Paradjanov & Dodo Abashidze. Rot. Adaptado: Vaja Gigashvili, a partir do livro de Daniel Chonqadze. Fotografia: Yuri Klimenko & Sergo Sikharulidze. Música: Jansug Kakhidze. Montagem: Kora Tsereteli. Dir. de arte: Aleksandr Dzhanshiyev & Besarion Gelashvili. Figurinos: Irina Mikatadze. Com: Dodo Abashidze, Sofiko Chiaureli, Zura Kipshidze, Veriko Andjaparidze, Levan Uchaneishvili, Dudukhana Tserodze, Leila Alibegashvili, Tamari Tsitishvili. O amor entre Vardo (Alibegshvili) e Durmishkan (Kipshidze), não se concretiza pois ele é liberto da prisão, mas ela continua escrava. Durmishkan busca amealhar dinheiro o suficiente para libertar Vardo. Ela continua na Fortaleza de Suram, única fortificação do principado que é constantemente atacada e destruída. O Príncipe, impressionado com a acuidade das premonições de Vardo sobre o sexo dos futuros infantes, liberta-a. Descrente do retorno de

Filme do Dia: Um Casamento à Indiana (2001), Mira Nair

Imagem
U m Casamento à Indiana ( Moonsoon Wedding , Índia/Itália/Alemanha/França, 2001). Direção: Mira Nair. Rot. Original: Sabrina Dhawan. Fotografia: Declan Quinn. Música: Mychael Danna. Montagem: Allyson C. Johnson. Dir. de arte: Stephanie Carroll & Sunil Chabra. Figurinos: Arjun Bhasin. Com: Naseeruddin Shah, Lillete Dubey, Shefali Shetty, Vijay Raaz, Tilotama Shome, Vasundhara Das, Parvin Dabas, Kulbushan Kharbanda. Os quatro dias que antecedem ao casamento de Aditi (Das), filha de uma família de classe média alta indiana e o noivo arranjado que ainda não conhece, Hemant (Dabas). Durante esses poucos dias, muitas pequenas histórias envolverão a família e as pessoas que lhes são próximas, indo desde a vontade do irmão homossexual de Aditi manifestar sua vontade de dançar na festa, proibido pelo pai até a paixão do organizador do evento Dubey (Raaz) pela criada de Aditi, Alice (Shome), passando pela revelação da prima de Aditi, Ria (Shetty), de que fora abusada sexualmente por

Filme do Dia: Toni (1935), Jean Renoir

Imagem
T oni ( Toni , França, 1935). Direção: Jean Renoir. Rot. Original: Carl Einstein,  J. Lebert &  Jean Renoir. Fotografia: Claude Renoir. Música: Paul Bozzi. Montagem: Marguerite Renoir&Suzanne de Troeye. Com: Charles Blavette, Celia Montalván, Jenny Hélia, Max Dalban, André Kovachevitch, Edouard Delmont, Andrex, Paul Bozzi.             O errante imigrante italiano Toni (Blavette) chega a um pequeno povoado francês que parece ser a esperança de um futuro melhor, onde passa a trabalhar numa pedreira. Torna-se amante da possessiva Marie (Hélia), porém sente-se grandemente atraído é pela espanhola Josefa (Montalván) que, no entanto, casa-se com o capataz Albert (Dalban), que aos poucos se apossa de todos os negócios do tio de Josefa. Os dois casais casam-se no mesmo dia. Marie, cansada com o interesse renitente de Toni por Josefa, tenta o suicídio e posteriormente rompe o relacionamento. Toni passa a morar numa colina. Gaby (Andrex), primo de Josefa, confidencia que irá fug

Filme do Dia: Manifesto por uma Noite de Amor (1988), Dusan Makavejev

Imagem
M anifesto por uma Noite de Amor ( Manifesto , EUA, 1988). Direção e Rot. Original: Dusan Makavejev . Fotografia: Tomislav Pinter. Música: Nicola Piovani. Montagem: Tony Lawson. Dir. de arte: Veljko Despotovic. Figurinos: Marit Allen. Com: Camilla SØeberg,, Alfred Molina, Simon Callow, Eric Stoltz, Lindsay Duncan, Rade Serbedzija, Svetozar Cvetkovic, Chris Haywood, Patrick Godfrey. Ao narrar o complô para atentar contra o monarca de uma dinastia da Europa Central pouco após a Revolução Soviética efetivada, em grande parte, graças a perseverança da libertina Svetlana Vargas (Søeberg), que se utiliza do sexo para conseguir empreender a missão, o filme se aproxima do tema que marca toda a obra de Makavejev : as relações entre política, sexualidade e poder. Porém, no caso do filme em questão, que se pretende uma comédia, falta tanto o frescor e a vitalidade de suas melhores produções, seja o anárquico W.R. – Os Mistérios do Organismo ou o mais convencional Montenegro quanto o cin

Filme do Dia: Darling, A Que Amou Demais (1965), John Schlesinger

Imagem
D arling, A Que Amou Demais ( Darling , Reino Unido, 1965). Direção: John Schelsinger. Rot. Original: Frederic Raphael, a partir do argumento dele próprio, Schelsinger & Joseph Janni. Fotografia: Kenneth Higgins. Música: John Dankworth. Montagem: Jim Clark. Dir. de arte: Ray Simm. Cenografia: David Ffolkes. Figurinos: Julie Harris. Com: Julie Christie, Dirk Bogarde, Laurence Harvey, José Luis de Villalonga, Roland Curram, Basil Henson, Helen Lindsay, Carlo Palmucci. Jovem modelo de talento  e casada com um marido inexpressivo, Diana Scott (Christie) envolve-se com o charmoso jornalista cultural Robert Gold (Bogarde). Pouco tempo depois, já morando juntos, ela mantém uma relação  com o playboy inconseqüente Miles Brand (Harvey) viajando com ele para Paris. Ao retornar a Londres, é escorraçada por Robert como prostituta. Decide viajar para a Itália com o amigo homossexual Malcolm (Curram). Lá despeta a paixão do jovem Curzio (Palmucci) assim como de seu pai, o Príncipe Cesar

Filme do Dia: Sou Cuba (1964), Mikhail Kalatozov

Imagem
S ou Cuba ( Soy Cuba/Ya Kuba , Cuba/URSS, 1964). Direção: Mikhail Kalatozov. Rot. Original: Enrique Pineda Barnet & Yevgeni Yeytushenko. Fotografia: Sergei Urusevsky. Música: Carlos Fariñas. Montagem: Nina Glagoleva. Dir. de arte: Yevgeni Svidetelev. Figurinos: René Portocarrero. Com: Sergio Corrieri, Salvador Wood, José Gallardo, Raúl García, Luz Maria Collazo, Jean Bouise, Alberto Morgan, Celia Rodríguez. Com essa superprodução grandiloquente, o cineasta Kalatozov pretendeu realizar o seu Outubro . Hoje em dia destaca-se apenas pelo trabalho de câmera magistral, que pode-se dar ao luxo de apresentar quase toda narrativa em planos-sequência e o apuro visual. A narrativa é construída em quatro sketches que apresentam a tomada de consciência de diversos setores da sociedade cubana para a legitimidade da revolução. Em maior ou menor tom, esse caráter abertamente propagandístico e didático chega a ser pueril, em alguns dos casos de conscientização, como quando apresenta um c

Filme do Dia: Central do Brasil (1998), Walter Salles

Imagem
C entral do Brasil (Brasil, 1998) Direção:Walter Salles.  Rot.Original: Marcos Bernstein&João Emanuel Carneiro, baseado em argumento de  Walter Salles . Fotografia: Walter Carvalho. Música:  Jaques Morelembaum &Antonio Pinto, Montagem: Felipe Lacerda & Isabelle Rathery . Com:Fernanda Montenegro, Marilia Pera, Vinicius de Oliveira, Soia Lira, Othon Bastos, Otávio Augusto, Stela Freitas, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira.               Dora (Montenegro), possui como ganha-pão a escrita de cartas para pessoas analfabetas na estação ferroviária Central do Brasil, Rio de Janeiro. Contando com a boa fé daqueles que acreditam que ela realmente envia as mensagens, Dora na verdade as lê juntamente com sua amiga Irene (Pera), rasgando a maioria e selecionando as que acha mais importantes para ficarem na sua gaveta, para uma eventual posterior emissão. Certo dia, no entanto,  Dora se vê acusada pelo garoto Josué (Oliveira), que anteriormente estivera com sua mãe de não hav

The Film Handbook#108: Arthur Penn

Imagem
Arthur Penn Nascimento: 27/09/1922, Filadélfia, Pensilvânia, EUA Morte:  28/09/2010, Nova York, Nova York, EUA Carreira (como diretor): 1958-2001 U m dos diretores mais distintos e inteligentes que emergiu da televisão no final dos anos 50, Arthur Penn criou um corpo de trabalho que se centrou, em sua maior parte, no conflito violento entre autoridades e foras-da-lei: uma violência percebida como endêmica à sociedade americana. De fato, nos anos 60 e 70 ele localizou  as mudanças da América contemporânea com precisão infalível. Nos anos 50 Penn se estabeleceu como um diretor de  ponta de dramas sérios tanto na televisão quanto no teatro. Em 1958 ele realizou sua estreia como diretor com Um De Nós Morrerá / The Left Handed Gun , uma versão da peça de Gore Vidal sobre Billy the Kid, caracterizando-o como um jovem mentalmente instável cuja sede de vingança da morte de um amigo por fim leva a provocar o homem da lei Pat Garrett (o primeiro das diversas figuras paternas ameaça

Filme do Dia: O Labirinto do Fauno (2006), Guillermo del Toro

Imagem
O Labirinto do Fauno ( El Labirinto del Fauno , México/Espanha/EUA, 2006). Direção e Rot. Original: Guillermo del Toro. Fotografia: Guillermo Navarro. Música: Javier Navarrete. Montagem: Bernart Vilaplana. Dir. de arte: Eugenio Caballero. Figurinos: Lala Huete & Rocío Redondo. Com: Ivana Baquero, Sergi López, Maribel Verdú, Ariadna Gil, Doug Jones, Alex Ângulo, Roger Casamajor, César Vea. No norte da Espanha na época da Guerra Civil, a garota Ofelia (Baquero) vai morar com sua mãe grávida, Carmen (Gil), na casa do tirano comandante fascista, Capitão Vidal (López). Desgostosa com a situação e seu padrasto, Ofelia vive também em um mundo paralelo repleto de fadas e conta com a ajuda de um Fauno (Jones). Com a morte da mãe no momento do parto e com a descoberta de que Mercedes (Verdú) e protetora de Ofelia, a cozinheira de Vidal, era informante da Resistência, a situação se torna crítica para a garota. Extravagantemente fotografado e cenografado, o filme de del Toro ingres

Filme do Dia: Hienas (1992), Djibril Diop Mambéty

Imagem
H ienas ( Hiènes , Senegal, 1992). Direção: Djibril Diop Mambéty. Rot. Adaptado: Djibril Diop Mambéty, a partir da peça de Friedrich Dürrenmatt. Fotografia:   Matthias Kälin. Música: Wasis Diop. Montagem: Loredana Cristelli. Figurinos: Oumou Sy. Com: Mansour Diouf, Ami Diakhate, Djibril Diop Mambéty,   Calgou Fall, Faly Gueye, Mamadou Mahourédia Gueye, Issa Ramagelissa   Samb. Numa comunidade que outrora fora próspera mas agora passa por várias dificuldades, o retorno de uma mulher lá nascida, agora milionária, Madame Drameh (Gueye) suscita o interesse de todos. Ela promete várias dezenas de milhões para a comunidade caso eles deem um fim a um amor de sua juventude, que também provocou uma desgraça em sua vida, Draaman (Diouf), ao difama-la injustamente perante à comunidade, o que a fez partir. Aos poucos, a comunidade, inicialmente reticente a proposta de Drameh, por considerá-la injusta, cede aos encantos das facilidades de consumo que são trazidas com ela, como os automóvei

Filme do Dia: O Nascimento da Glória (1999), Chen Gouxing

Imagem
O Nascimento da Glória ( Heng kong Chu Shi , China, 1999). Direção: Chen Gouxing. Com: Li Xuejian, Gao Ming, Yu Yang, Li Youbing.            Em meados da década de 1950, a China se prepara para produzir sua primeira bomba atômica, sob a ameaça iminente do arsenal americano posicionado na Coréia do Sul e as ameaças recentes do governo americano. Um cientista, mesmo sem muita experiência na área (Xuejian) é designado para a missão. Apesar dos conflitos iniciais que tem com o comandante militar da operação, apenas preocupado com o cronograma e com o abandono da missão soviética, que decide não mais colaborar com o projeto, assim como das inúmeras vicissitudes que acompanham o mesmo, incluindo até mesmo falta de munição, a missão é cumprida. Por parte do cientista, tais sacrifícios incluem sua própria relação conjugal e as acusações de colaboracionismo com os americanos. Em 1964, apesar de todas as adversidades, o primeiro teste nuclear chinês com uma bomba atômica é realizado.   

Filme do Dia: Hooked Bear (1956), Jack Hannah

Imagem
H ooked Bear (EUA, 1956). Direção: Jack Hannah. Rot. Original: David Detiege & Al Bertino. Música: Oliver Wallace. Os créditos iniciais, padronizados para a série com o urso Colimério, parecem apontar para uma produção da Disney já bastante influenciada pela animação de traços modernos, comandada sobretudo pelo estúdios UPA, a partir do final da década anterior. O resultado final, no entanto, parece decepcionante, quando se observa o fundo cada vez mais simplificado em relação a ação que se desenvolve em primeiro plano e antes parecem apontar para  um aspecto que acompanhou a disseminação destes traços menos elaborados, uma simples queda na qualidade da animação. De todo modo, neste penúltimo curta da série, ainda resiste uma boa dose de humor, que nem isso se sustentaria no último, In the Bag , produzido no mesmo ano. Este, em grande parte, sustenta-se a partir de situações relativamente simples, nas quais Colimério perde excelentes oportunidades de se fartar de peixe, por c

Filme do Dia: Sonhos de Poeira (2006), Laurent Salgues

Imagem
S onhos de Poeira ( Rêves de Poussière , França/Canadá/Burkina Faso, 2006). Direção e Rot. Original: Laurent Salgues.   Fotografia: Crystel Fournier. Música: Jean Massicotte & Mathieu Vanasse. Montagem: Annie Jean. Dir. de arte: Bill Mamadou Traoré. Figurinos: Martine Somé. Com: Makena Diop, Adama Ouédraogo, Rasmané Ouédraogo, Souleymane Souré,   Fatou Tall-Salgues, Joseph B.Tapsoba.   Mocktar (Diop), imigrante nigeriano que vai buscar trabalho nas minas no nordeste de Burkina Faso se depara com uma realidade brutal, em que a morte por asfixia ocorre com regularidade. Mocktar sente atração pela bela e jovem Coumba (Tall-Salgues) e retorna a mina, mesmo contra a indicação de todos, e ajuda a salvar Thiam (Ouédraogo) da morte. Encontrando uma pepita, que é dividida com o restante da equipe, mas sobretudo com o líder, Mocktar sela o caminho para, com a partida do líder, Thiam se torne o novo líder. Ele auxilia a que Coumba tenha dinheiro o suficiente para ir embora com sua fi

Filme do Dia: A Época da Inocência (1993), Martin Scorsese

Imagem
A Época da Inocência ( The Age of Innocence , EUA, 1993) Direção: Martin Scorsese. Rot.Adaptado: Jay Cocks&Martin Scorsese, baseado no romance de Edith Wharton. Fotografia: Michael Ballhaus. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Thelma Schoonmaker. Com: Daniel Day-Lewis, Michelle Pffeifer, Winona Ryder, Richard E.Grant, Geraldine Chaplin , Mirian Margolyes, Robert Sean Leonard.                     Aristocrata nova-iorquino do final do século XIX, Newland Archer (Lewis), encontra-se em vias de concretizar o casamento com a jovem e pura May Welland (Rider), quando chega da Europa uma prima de Welland, a condessa Ellen Olenska (Pfeffeir), por quem Archer se sentirá fortemente atraído. Ao contrário de todas as mulheres de seu círculo social, Olenska foge aos padrões da provinciana Nova York de então, morando sozinha, procurando se divorciar do marido e com um sofisticado gosto cultural. Archer procura, de todos os meios, fazer com que Olenska não se sinta hostilizada. Após

Filme do Dia: Cruéis Jogos Infantis (1963), Frank Perry

Imagem
C ruéis Jogos Infantis ( Ladybug,Ladybug , EUA, 1963). Direção: Frank Perry. Rot. Original: Eleanor Perry, sob o argumento de Lois Dickert. Fotografia: Leonard Hirschfield. Música: Bob Cobert. Montagem: Armond Lebowitz. Dir. de arte: Albert Brenner. Figurinos: Anna Hill Johnstone. Com: Jane Connell, William Daniels, James Frawley, Richard Hamilton, Kathryn Hays, Jane Hoffman, Elena Karan, Judith Lowry, Christopher Howard         Em uma manhã como outra qualquer em uma escola americana situada no campo, o disparo acidental de um alarme nuclear provoca reações emocionais intensas. O diretor da escola, Sr, Calkins (Daniells), não conseguindo obter qualquer informação segura de que se trata ou não de um erro, decide enviar todas as crianças para suas casas. Um grupo, por morar relativamente perto, segue à pé a professora Hayworth (Hoffman). Aos poucos, cada criança vai seguindo a trilha de suas residências. A Sra. Hayworth quase em estado de choque consegue uma carona de um caminh

The Film Handbook#107: Alex Cox

Imagem
Alex Cox Nascimento: 15/12/1954, Bebington, The Wirral, Inglaterra Carreira (como diretor): 1984- D ada a disciplina de um robusto produtor, Alex Cox pode ter se tornado um dos mais destacados diretores britânicos. Até o momento, tem revelado uma irresistível ambição, uma imaginação agressiva e, infelizmente, uma tendência errática rumo a uma prematura auto-paródia. Após estudar cinema em Bristol e na UCLA, Cox realizou sua estreia em longa-metragem com o anarquicamente inventivo Repo Man - A Onda Punk/Repo Man> 1 . A história do estranho, cômico e arriscado envolvimento de um  punk de Los Angeles no universo dos carros roubados, o filme oferece uma autenticamente puída mas igualmente surreal visão das entranhas da América de Reagan: os personagens incluem um lobotomizado pesquisador nuclear, hippies aborrecidos,clones da CIA e um ladrão de carros que rouba em tensão maníaca - tudo a bordo de um Chevrolet com uma carga letal em sua carroceria - enquanto Cox combinava à perfe

Filme do Dia: Inocência Desprotegida (1968), Dusan Makavejev

Imagem
I nocência Desprotegida ( Nevinost bez Zastite , Iuguslávia, 1968). Direção: Dusan Makavejev . Rot. Original: Dusan Makavejev & Bruno Vucicevic. Fotografia: Stevan Miskovic & Branko Perak. Música: Vojislav Kotic. Montagem: Ivanka Vukasovic. Esse documentário, realizado pelo iconoclasta Makavejev, no período mais fértil e criativo de sua carreira, consegue ser mais interessando que o mais famoso W.R. – Mistérios do Organismo (1971). Ao abordar uma produção que é tida como o primeiro filme sonoro da Iuguslávia, de mesmo nome, realizado em um país ocupado pelos alemães, em 1942, Makavejev consegue efetuar uma colagem em que convivem imagens do filme original (um melodrama tão amador que mais parece uma sátira produzida pelo próprio Makavejev a princípio), imagens originais (filmadas pela própria produção com parte do elenco – inclusive o já idoso Dragoljub Aleksic, celebridade nacional como acrobata que dirigiu o filme e foi seu protagonista, mostrando todos os seus ta