Postagens

Imagem
MANIFESTO “Em defesa de direitos conquistados” Não pensamos, no entanto, a democracia apenas como um regime de apuração da vontade da maioria ou como o regime da lei e da ordem para a garantia dos direitos individuais e das condições de seu exercício por Coletivo em Defesa de Direitos Conquistados Em um país de formação social oligárquica, autoritária e violenta – moldado por desigualdades e discriminações produzidas por sua dominação colonial absolutista, a escravidão e ditaduras perversas em períodos mais recentes --, é preciso defender firmemente as conquistas republicanas e democráticas, os significativos, ainda que limitados, avanços dos direitos civis, políticos e sociais. No Brasil, sabemos bem do valor do estado de direito, das garantias constitucionais e de um efetivo ‘governo das leis’, que dissolve os vínculos de dependência pessoal, protege os mais fracos e vulneráveis e constitui nossa liberdade e dignidade de cidadãos. Não pensamos, no entanto, a democracia

The Film Handbook#65: Sergio Leone

Imagem
Sergio Leone Nascimento : 03/01/1929, Roma, Lazio, Itália Morte : 30/04/1989, Roma, Lazio, Itália Carreira  (como diretor): 1959-1989 Frequentemente observado como um oportunista que plagiava gêneros do cinema americano para efeito cínico e sensacionalista, Serio Leone foi, na verdade, um realizador altamente pessoal. Ao mesmo tempo pessimista e romântico, foi um europeu fascinado e crítico pela/da mitologia heroica perpetrada pelos americanos. Nos anos 60 deu um novo sopro de vida no moribundo western e nos anos 80 dirigiu o definitivo filme de gangster moderno. Leone foi assistente de direção de vários realizadores italianos, assim como de Walsh , Wyler e Mervin LeRoy. Ao final dos anos 50 escrevia roteiros para épicos de gladiadores, gênero no qual ganharia sua primeira experiência como realizador tomando o comando de Os Últimos Dias de Pompéia/Gli Ultimi Giorni di Pompei quando o diretor adoeceu  antes de dirigir sozinho O Colosso de Rodes / Il Colosso di Rodi.

Filme do Dia: Kabloonak (1994), Claude Massot

Imagem
Kabloonak ( Kabloonak , Canadá, 1994) Direção: Claude Massot. Rot.Original: Claude Massot &Sebastian Regnier. Fotografia:  Jacques Loiseleux & François Protat. Música: Sebastian Regnier. Montagem:  Joëlle Hache. Com: Charles Dance, Adamie Quasiak Inukpuk, Seporah Q. Ungalaq, Bernard Bloch, Natar Ungalaq, Peter Hudson, Matthew Saviakjuk-jaw, Georges Claisse, Nikolai Aipin Grigorievitch, Lyla Kootoo.         Nova York.  Flaherty (Dance) se encontra deprimido em um bar, após recusar um pedido da Paramount para continuar sua saga de esquimós.  Passa a relembrar sua viagem ao Alasca. É recepcionado na aldeia esquimó onde passará os meses seguintes. Procura se inteirar sobre quem seria o caçador mais corajoso do grupo, para filmá-lo em ação. Encontra-o na figura de Nanook (Inukpuk), que acaba de chegar trazendo caça e é festejado por toda a comunidade. Logo, o cineasta  combina seguir a caçada que Nanook empreenderá com seus companheiros Aviuk (Saviakjuk-jaw) e Mukpullu (Ung

Filme do Dia: Mal dos Trópicos (2004), Apichatpong Weerasethakul

Imagem
Mal dos Trópicos ( Sud Pralad , Tailândia/França/Alemanha/Itália,  2004). Direção e Rot. Original: Apichatpong Weerasethakul. Fotografia: Jaring Pengpanitch, Vichit Tanapanitch & Jean-Louis Vialard. Montagem: Lee Chatammetikool & Jacopo Quadri. Dir. de arte: Akekarat Homlaor. Figurinos: Pilaitip Jamniam. Com: Banlop Lomnoi, Sakda Kaewbuadee, Huai Dessom, Sirivech Jareonchon, Udom Promma.           O soldado Keng (Lomnoi) e o jovem, ingênuo e analfabeto Tong (Kaewbuadee) vivem uma singela história de amor em meio a floresta tailandesa. Certo dia, uma mulher leva-os para conhecer uma gruta onde existe um templo budista. Na mesma floresta, há uma tradição a respeito de um espírito encarnado em um tigre que mata homens e animais.  Um xamã (Lomnoi) pretende capturar o espírito, que também é personificado na figura de um homem nu (Kaewbuadee). Essa incomum produção, praticamente conta duas narrativas em uma, sem qualquer ligação evidente entre ambas. Ocorre sim, não apenas
Não há um realismo, mas vários realismos. Cada período procura o seu, a técnica e a estética que  capturará, reterá e melhor traduzirá o que se quer da realidade. André Bazin

Filme do Dia: Gente dell'Aria (1943), Esodo Pratelli

Imagem
Gente dell’Aria (Itália, 1943). Direção: Esodo Pratelli. Rot. Original: Amadeo Castellazzi, Aldo De Benedetti, Giorgio Pastina, Esodo Pratelli, Renato Simoni, Gugliemo Usellini, sob argumento de Bruno Mussollini. Fotografia: Carlo Montouri. Música: Enzo Masetti. Montagem: Mario Serandrei. Dir. de arte & Cenografia: Alfredo Montori. Figurinos: Marina Arcangeli & Luciana De Reutern. Com: Gino Cervi, Antonio Centa,  Antonio Gandusio, Paolo Stoppa, Adriana Benetti, Elisa Cegani, Aldo Silvani, Virgilio Riento. Pietro Sandri (Cervi) é um admirado capitão da aeronáutica que se enamora de Maria Bossi (Benetti), também objeto de paixão de seu irmão, o playboy inconseqüente Raimondo (Centa). Ambos são filhos do industrial Francesco (Silvani). Raimondo ingressa na força aérea, pois se sente inferiorizado em relação a Pietro e também para conquistar as graças de Maria. Inconformado com a demora para conseguir pilotar um avião, ele voa sem nenhuma ordem superior e demonstra toda sua

Filme do Dia: India Song (1975), Marguerite Duras

Imagem
India Song (França, 1975). Direção e Rot. Original: Marguerite Duras. Fotografia: Bruno Nuytten. Música: Carlos D´Alessio. Montagem: Solange Leprince. Com: Delphine Seyrig , Michael Londsale, Matthieu Carriére, Claude Mann, Vernon Dohtcheff, Didier Flemand, Claude Juan. Os amores da esposa do embaixador francês na  Índia, Anne-Marie Stretten (Seyrig) são um mero pretexto para a expressão de uma estética bastante afinada com o noveau roman , cuja transposição mais célebre para o cinema é O Ano Passado em Marienbad , com o qual compartilha dos mesmos vícios e virtudes. Ao mesmo tempo em que elabora uma relação de rara complexidade, por exemplo, entre som e imagem, com narradores que comentam a ação de personagens ou mesmo eventos que se situam in off , há um interminável desfile dos atores enquanto verdadeiros semi-autômatos, que fazem questão de enfatizar a desdramatização buscada, ainda que sob o peso de contaminar o próprio filme com sua anemia. Nesse sentido, até mesmo os raro

Filme do Dia: Kenji Mizoguchi - The Life of a Film Director (1975), Kaneto Shindô

Imagem
Kenji Mizoguchi – The Life of a Film Director ( Aro Eiga- Kantoku no Shogai , Japão, 1975). Direção e Rot. Original: Kaneto Shindô. Parte das instalações hospitalares em Kyoto nas quais Mizoguchi morreu, em 1954 para, imediatamente após, acercar-se da região onde nasceu. Shindô não se prende exclusivamente ao seu retrato, deixando seus depoentes trilharem outros caminhos, quando assim o desejam, como é o caso do cinegrafista veterano Gengo Obora, que não se furta em descrever os precários métodos de filmagem a céu aberto ou quando um cinegrafista ia realizar uma panorâmica e ao mesmo tempo não parava de girar a manivela pois as câmeras ainda não era motorizadas sendo os cinegrafistas também responsáveis pela revelação dos filmes – tudo isso antes de Mizoguchi entrar na indústria. Mesmo que lide com um documentário no sentido convencional do termo, com entrevistas de estudiosos e colaboradores do realizador entremeadas por imagens de apoio, sobram alguns momentos de maior criat

Filme do Dia: Cidade Negra (1950), William Dieterle

Imagem
Cidade Negra ( Dark City , EUA, 1950). Direção: William Dieterle . Rot. Adaptado: John Meredyth Lucas, Ketti Frings & Larry Marcus, baseado no conto do último, No Escape . Fotografia: Victor Milner. Música: Franz Waxman. Montagem: Warren Low. Dir. de arte: Franz Bachelin & Hans Dreier. Cenografia: Sam Comer & Emile Kuri. Figurinos: Edith Head. Com: Charlton Heston , Lizabeth Scott, Viveca Lindfors, Dean Jagger, Don DeFore, Jack Webb, Ed Begley, Harry Morgan, Mark Keuning, Mike Mazurki. Confiante na vitória no dia anterior, o oficial da aeronáutica Arthur Winant (DeFore) morde a isca e retorna, no dia seguinte, para jogar com Danny Haley (Heston) e seus amigos. Ele perde o cheque de 5 mil dólares que não era dele próprio. Desesperado, suicida-se. O irmão, Sidney (Mazurki), revoltado, vinga-se nos jogadores daquela noite, assassinando Barney (Begley). Temeroso do que está porvir, assim como o investigador Garvey (Jagger) e a namorada e cantora de boate Fran Garland (Sco

Filme do Dia: Galo de Briga (1974), Monte Hellman

Imagem
Galo de Briga ( Cockfigther , EUA, 1974). Direção: Monte Hellman. Rot. Adaptado: Charles Willeford, baseado em seu próprio romance. Fotografia: Nestor Almendros. Música: Michael Franks. Montagem: Lewis Teague. Dir. de arte: Charles L. Hughes & Pat Mann. Com: Warren Oates, Richard B. Shull, Harry Dean Stanton, Ed Begley Jr., Laurie Bird, Troy Donahue, Robert Earl Jones, Patricia Pearcy, Millie Perkins. Frank Mansfield (Oates) é um treinador de galos de briga que tem como meta ganhar o prêmio nacional da categoria. Para tanto ele não se importa em abandonar a companheira Dodi (Birdie) , vender a casa onde morava  os irmãos Randall (Donahue) e Frances (Perkins) ou deixar de falar como promessa até conquistar o prêmio. Em sua empreitada, ele ganha um aliado em Omar Baradansky (Shull), que resolve bancar a carreira de Mansfield. É considerado um dos melhores filmes do cultuado mas pouco conhecido cineasta que teve sua carreira associada ao produtor de filmes de baixo orçamen

The Film Handbook#64: Terry Gilliam

Imagem
Terry Gilliam Nascimento: 22/11/1940, Minneapolis, Minnesota, EUA Carreira (como diretor): 1974- Anteriormente colaborador das sequencias surreais de animação para a série cômica de TV Monty Python Flying Circus , Terry Gilliam parece ter ofuscado seus ex-colegas enquanto artista de cinema verdadeiramente original e um errático e grandemente original diretor de filmes de fantasia. a estreia em longa-metragem de Gilliam foi Monty Python e o Cálice Sagrado / Monty Python and the Holy Grail , co-dirigido com seu colega do Python Terry Jones, cuja assinatura como diretor, comparativamente mundana, foi posteriormente aplicada a Monty Python - A Vida de Brian / Monty Python's Life of Brian , Monty Python - O Sentido da Vida/Monty Python's the Meaning of Life  e, escrito por David Leland, Serviços Íntimos / Personal Services. Se a mão de Gilliam na divertida, mas irregular sátira arthuriana foi indistinta da de seu parceiro, Jabberwocky - Um Herói por Acaso / Jabberwocky ,

Filme do Dia: Mamma Roma (1962), Pier Paolo Pasolini

Imagem
Mamma Roma ( Mamma Roma , Itália,1962). Direção:  Pier Paolo Pasolini. Rot. Original: Pier Paolo Pasolini. Fotografia: Tonino Delli Colli. Música: Luigi Cherubini. Montagem: Nino Baragli. Dir. de arte: Flavio Mogherini. Com:Anna Magnani,  Ettore Garofalo,  Franco Citti, Silvana Corsini, Luisa Loiano,   Paolo Volponi, Luciano Gonini,  Vittorio La Paglia,   Piero Morgia,   Franco Ceccarelli,   Marcello Sorrentino,  Leandro Santarelli,  Emanuele Di Bari,  Maria Bernardini.           Em uma festa de casamento, Mamma Roma (Magnani), ex-empregada e prostituta, comemora sua liberdade, já que agora poderá viver livre da presença de seu ex-companheiro, o noivo Carmine (Citti). Vai ao encontro de seu filho adolescente, Ettore (Garofalo), que pretende livrar da marginalidade e levar para Roma, para que possa seguir alguma profissão. Em Roma as coisas não saem bem como ela previa, e ela mora em um cortiço de uma região decadente, e mesmo após mudar-se para uma apartamento melhor, Ettore o

Filme do Dia: O Que Foi Que a Senhora Esqueceu? (1937), Yasujirô Ozu

Imagem
O Que Foi Que a Senhora Esqueceu? ( Shukuju wa nani o Wasureta ka , Japão, 1937). Direção: Yasujirô Ozu. Rot. Original: Akira Fushimi & Yasujirô Ozu. Fotografia: Yûharu Atsuta & Hideo Shigehara. Música: Senji Itô. Montagem: Kenkichi Hara. Cenografia: Tatsuo Hamada & Yoshiatsu Hino. Figurinos: Taizô Saitô. Com: Tatsuo Saitô, Sumiko Kurishima, Michiko Kuwano, Shûji Sano, Takeshi Sakamoto, Chôko Iida, Mitsuko Yoshikawa, Ken Uehara. Komiya (Saitô), bem sucedido professor e pesquisador na área médica, acolhe temporariamente a sobrinha Setsuko (Kuwano). Ele – e principalmente sua mulher, Tokiko (Kurishima), de postura rígida, impressionam-se em como a jovem é independente, fazendo apenas o que deseja e influenciando o tio a visitarem uma casa de gueixas, onde se embebedam,  provocando forte tensão entre tia e sobrinha. Um jovem assistente do professor, Okada (Sano), encontra-se interessado por Setsuko. Após uma segunda farra juntos de tio e sobrinha Tokiko se sente incom

Filme do Dia: Na Captura dos Friedmans (2003), Andrew Jarecki

Imagem
Na Captura dos Friedmans ( Capturing the Friedmans , EUA, 2003). Direção: Andrew Jarecki. Fotografia: Adolfo Doring. Música: Andrea Morricone. Montagem: Richard Hankin. Dir. de arte: Nava Lubelski. Em 1988, um conceituado físico norte-americano, Arnold Friedman, se torna alvo de denúncias de abuso sexual por parte de alunos de um curso de informática do qual era professor, após a Polícia ter encontrado em sua casa revistas de pedofilia. A grande virtude do documentário de Jarecki é o de expressar o poder das imagens e sua capacidade de estimular julgamentos precipitados não através de um discurso convencional que explicite oralmente tal fato, mas em sua própria estrutura. Inicialmente, somos levados pelas evidências de policiais, imprensa e depoimentos de ex-alunos do curso a acreditar que Friedman realmente praticava orgias absurdas e coletivas em sua casa, com a colaboração do filho Jesse. Posteriormente, o que parece seguro se esvanece no ar, quando a jornalista investigat

Filme do Dia: Jardim das Folhas Sagradas (2007), Pola Ribeiro

Imagem
Jardim das Folhas Sagradas (Brasil, 2007). Direção: Pola Ribeiro. Rot. Original: Pola Ribeiro & Henrique Andrade. Fotografia: Antônio Luiz Mendes. Música: Gerônimo & Ildásio Tavares. Dir. de arte: Gilson Rodrigues. Cenografia: Ivana Calumby da Silva. Figurinos: Maurício Martins. Com: Antônio Godí, Harildo Deda, João Miguel, Aurístela Sá, Sérgio Guedes, Érico Brás, Evelin Buchegger. Bomfim (Godí), insatisfeito com sua vida de casado com uma evangélica (Buchegger) e trabalhando como bancário decide se aproximar de suas origens no candomblé. Envolvido afetivamente com o colega de banco, Castro (Miguel), é tido como possuído pelo demônio pela esposa. Ele abandona o banco e a esposa, porém Castro morre em um acidente de automóvel no qual dirigia. Bomfim decide criar o seu próprio terreiro, ao lado de sua nova namorada, Cora (Sá), mas terá que enfrentar a resistência dos evangélicos, assim como a ordem de justiça de desapropriação da área no qual o terreiro já se encontra cons

Filme do Dia: Meu Jantar com André (1981), Louis Malle

Imagem
Meu Jantar com André ( My Dinner with André , EUA, 1981). Direção: Louis Malle. Rot. Original: André Gregory &   Wallace Shawn. Fotografia: Jeri Sopanen. Música: Allen Shawn. Montagem: Suzanne Baron. Dir. de arte: David Mitchell & Stephen McCabe. Com: André Gregory, Wallace Shawn,  Jean Lenauer.        Wallace Shawn (Shawn), teatrológo e ator nova-iorquino se encontra inquieto após receber um convite de um velho conhecido seu, o dramaturgo André Gregory (Gregory), após anos desaparecido da cidade. Ansioso, Shawn chega adiantado e fica esperando por Gregory, enquanto arma estratégias para disfarçar seu nervosismo, como a de fazer infinitas perguntas ao seu futuro interlocutor. Já sentados, em um ambiente excessivamente sofisticado para os que Shawn habitualmente frequenta, esse se interroga sobre o que são os pratos, enquanto Gregory faz sua escolha. Shawn incita Gregory a falar sobre o seu período de desaparecimento, e esse lhe conta, com todos os detalhes, sobre suas

Doris Day - Dream A Little Dream of Me

Imagem

Filme do Dia: Motorista Sem Limites (1970), Milton Barragan

Imagem
Motorista Sem Limites (Brasil, 1970). Direção: Milton Barragan. Rot. Original: Milton Barragan & Clóvis Mezzono. Fotografia: Antônio Gonçalves. Música: Remo Usai. Dir. de arte: Luis C. Cena. Com: Teixeirinha, Walter D’Ávila, Jimmy Pipiolo, Mary Terezinha, Jasson Matel,  Rejane Schumann, Ivan Trilha, Liorrey Gomes. A dupla de caminhoneiros Jorge (Teixeirinha) e Bocão (Gomes), que servem a família de Angelita (Terezinha), fica sabendo que a família se encontra refém de dois bandidos (Trilha e Natel) que acabaram de cometer um grande assalto a banco. Um detetive especializado em disfarces, Leão (D’Avila) se encontra no encalço dos ladrões. Quando chega à residência, travestido como padre, torna-se mais um dos reféns, enquanto os bandidos fogem com Angelita. Após uma série de perseguições, os bandidos são capturados e Jorge e Angelita se tornam um casal. Difícil expressar o quão  medonhamente canhestra é essa farsa, primeiro de uma série de 11 filmes a serem interpretados p

Filme do Dia: Juha (1999), Aki Kaurismäki

Imagem
Juha (Finlândia, 1999). Direção: Aki Kaurismäki. Rot. Adaptado: Aki Kaurismäki, a partir do romance de Juhani Aho. Fotografia: Timo Salminen. Música: Anssi Tikanmäki. Montagem: Aki Kaurismäki. Dir. de arte: Markku Pätilä. Com: Kati Outinen, Sakari Kuosmanen, André Wilms, Markku Peltola, Elina Salo, Ona Kamu, Outi Mäenpäa, Tuire Tuomisto. Juha (Kuosmanen) e Maha (Outinen) vivem uma vida tranquila e cheia de amor até a chegada de um homem da cidade, Shemeikka (Wilms), que seduz Maha com propostas de uma vida menos pacata e sem supresas sem que o ingênuo Juha se dê conta. Numa segunda visita ao casal, Shemeikka consegue levar Maha consigo. Essa deixa um bilhete ao marido. Maha é levada para um prostíbulo, onde se torna praticamente prisioneira de seu cafetão sem, no entanto, dobrar-se ao desejo desse que se prostitua. Conseguindo fugir, desmaia grávida na estação ferroviária e é recapturada pelos homens de Shemeikka. Conhecedor de seu paradeiro, Juha enfrenta o grupo, é baleado po