O Dicionário Biográfico de Cinema#272: Larry Clark
Larry Clark, n. Tulsa, Oklahoma, 1943
1995: Kids. 1998: Another Day in My Paradise [Kids e os Profissionais]. 2001: Bully [Bully: Juventude Violenta]. 2002: Teenage Caveman [Além da Escuridão] (TV); Ken Park. 2006: Wassup Rockers [Roqueiros]; Destricted. 2009: 42 One Dream Rush (c). 2012: Marfa Girl. 2014: The Smell of Us [O Cheiro da Gente].
O filho de um fotógrafo, Frances Clark, Larry Clark frequentou a Layton School of Art em Miwalkee, em sua trajetória para ser um fotógrafo naturalista, especializado nas vidas perdidas de jovens, em seu nativo Oklahoma. Fez diversos livros de fotografias, destacadamente Tulsa (71) e Teenage Lust (82). Kids foi uma ficção, ambientada em Nova York, com atores; mas de muitas formas, a visão ainda viva de Clark brotou para a vida melancólica.
Permanece um outsider - Bully: Juventude Violenta foi outra análise das monótonas vidas de jovens e Ken Park é uma investida similar, de alguma forma interrompida por desentendimentos entre Clark e o financiador do filme. Mas realizou dois filmes dirigidos ao grande público: Além da Escuridão foi uma história para a TV sobre garotos buscando sobreviver em um deserto pós-nuclear. De longe mais interessante foi Kids e os Profissionais, um verdadeiro noir no qual as crianças clarkianas encontram os personagens de Jim Thompson, vividos por James Woods e Melanie Griffith. Marfa Girl foi um filme sobre adolescentes texanos, lançado na página da internet de Clark.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp.479-80.
Comentários
Postar um comentário