Filme do Dia: Meet John Doughboy (1941), Robert Clampett

 


Meet John Doughboy (EUA, 1941). Direção: Robert Clampett. Rot. Original: Warren Foster. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown.

Gaguinho apresenta um filme sobre o exército norte-americano.

Produzido em p&b numa época em que a série Looney Tunes já era praticamente integralmente em cores, assim como a animação comercial norte-americana em geral, isso provavelmente se deu por se tratar de um filme de propaganda no estilo “documentário”, presente em algumas produções encomendadas por órgãos governamentais em esforço de prevenção à guerra na Europa e feitas a toque de caixa, tendo sido lançada seis meses antes do próprio país aderir à guerra, sendo o motivo de júbilo aqui por vezes o exército britânico, de quem observamos os aviões spotfire. Embora a narração, em sua chave paródica muito peculiar nesse gênero de produção, seja feita por um norte-americano, soa como um britânico, senão completamente em seu sotaque, nos termos pomposos usados. Faz piada tanto da moda latina que então vivenciava seu auge no país (Carmen Miranda como sua estrela mais visível), com cavalos dançando ritmos latinos na América do Sul como – no de longe mais bem-sucedida – na troça que faz com o logotipo da RKO, então distribuidora da rival Disney. E seu título, obviamente, refere-se a um filme de sucesso de Capra, Adorável Vagabundo [título original: Meet John Doe], lançado menos de dois meses antes. Parece antes ser, em última instância, uma demonstração do poderio bélico norte-americano. Na sua fantasia sobre a possiblidade do país ser invadido, o ataque se dá à Nova York, sendo a Estátua da Liberdade que repele os aviões como se fossem mosquitos com jatos de inseticida. Percebe-se, ao final, que a presença de Gaguinho apenas surge ao início como um muito tênue elo de ligação com a série e os personagens já conhecidos do estúdio, sequer retornando para um fecho que dialogue com o prólogo. Destaque para a piada, que pode ser interpretada como de duplo sentido, dada a ironia que permeia a equipe de produção ao longo da longeva série, de dois soldados que não atacam por estarem comparando o tamanho de seus “charutos”. O filme mais honestamente deveria ter o título do filme dentro do filme, America’s Defense Effort, que é o que de fato importa. Leon Schlesinger Studios para Warner Bros. 7 minutos.

 

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