Filme do Dia: Meet John Doughboy (1941), Robert Clampett
Meet John
Doughboy (EUA, 1941). Direção: Robert Clampett. Rot. Original: Warren Foster.
Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown.
Gaguinho apresenta um filme sobre o
exército norte-americano.
Produzido em p&b numa época em que
a série Looney Tunes já era praticamente integralmente em cores, assim como a
animação comercial norte-americana em geral, isso provavelmente se deu por se
tratar de um filme de propaganda no estilo “documentário”, presente em algumas
produções encomendadas por órgãos governamentais em esforço de prevenção à
guerra na Europa e feitas a toque de caixa, tendo sido lançada seis meses antes
do próprio país aderir à guerra, sendo o motivo de júbilo aqui por vezes o exército
britânico, de quem observamos os aviões spotfire.
Embora a narração, em sua chave paródica muito peculiar nesse gênero de
produção, seja feita por um norte-americano, soa como um britânico, senão
completamente em seu sotaque, nos termos pomposos usados. Faz piada tanto da
moda latina que então vivenciava seu auge no país (Carmen Miranda como sua
estrela mais visível), com cavalos dançando ritmos latinos na América do Sul
como – no de longe mais bem-sucedida – na troça que faz com o logotipo da RKO,
então distribuidora da rival Disney. E seu título, obviamente, refere-se a um
filme de sucesso de Capra, Adorável
Vagabundo [título original: Meet John
Doe], lançado menos de dois meses antes. Parece antes ser, em última
instância, uma demonstração do poderio bélico norte-americano. Na sua fantasia
sobre a possiblidade do país ser invadido, o ataque se dá à Nova York, sendo a
Estátua da Liberdade que repele os aviões como se fossem mosquitos com jatos de
inseticida. Percebe-se, ao final, que a presença de Gaguinho apenas surge ao
início como um muito tênue elo de ligação com a série e os personagens já
conhecidos do estúdio, sequer retornando para um fecho que dialogue com o
prólogo. Destaque para a piada, que pode ser interpretada como de duplo
sentido, dada a ironia que permeia a equipe de produção ao longo da longeva
série, de dois soldados que não atacam por estarem comparando o tamanho de seus
“charutos”. O filme mais honestamente deveria ter o título do filme dentro do
filme, America’s Defense Effort, que
é o que de fato importa. Leon Schlesinger Studios para Warner Bros. 7 minutos.
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