O Dicionário Biográfico de Cinema#246: Matt Damon

 


Matt (Matthew Paige) Damon, n. Cambridge, Massachusetts, 1970

Na edição prévia, expressei uma esperança que Matt Damon não seria muito desencorajado pelo seu negligente trabalho em The Talented Mr. Ripley [O Talentoso Mr. Ripley] (99, Anthony Minguella) - eu acrescentaria, graças a Minguella por ter me instigado em observar que Damon talvez fosse mais interessante que Jude Law no mesmo filme. E assim se provou, e então lamentamos a súbita partida de Ant, Mr. Minguella. Damon não recebeu sequer uma indicação nem muitos elogios por seu astuto e furtivo Ripley em ascensão. Em retrospecto, o filme poderia ter lhe dado mais espaço para ousadia e imitação cômica. Ainda assim, foi uma ótima performance, muito à frente da atuação desajeitada e juvenil que foi reconhecida no deplorável e inflado Good Will Hunting [Gênio Indomável], pelo qual o ator foi indicado, enquanto Damon e seu parceiro levariam o Oscar de roteiro original - deveriam ter recebido um carro ou um frisbee

O mais interessante sobre Damon é justamente a falta de boa aparência, ao estilo de Affleck, e a sensação de um rosto amassado e reconstruído, a inquietação. Ripley, estou certo, foi o melhor prognóstico de seu futuro, e alguma promessa de acidez inteligente não vista desde o melhor de William Holden. Mas há mais ali, uma brincadeira, uma vontade de fingir que pode ser mais insinuante e perigosa. 

Ele é um filho de um negociador da bolsa e de uma professora de educação. Foi muito bem educado, estudou inglês em Harvard, mas desistiu pouco antes de concluir o curso para seguir a carreira de ator: The Good Mother [O Preço da Paixão] (88, Leonard Nimoy); Mystic Pizza [Três Mulheres, Três Amores] (88, Donald Petrie); Rising Son [Conexão Patriótica] (90, John David Coles); School Ties [Código de Honra] (92, Robert Mandel); Geronimo: An American Legend [Gerônimo: Uma Lenda Americana] (93, Walter Hill); The Good Old Boys [Os Bons e Velhos Companheiros] (95, Tommy Lee Jones); muito bom como o ansioso soldado em Courage Under Fire [Coragem sob Fogo] (96, Edward Zwick); carregando o fardo em The Rainmaker [O Homem Que Fazia Chover] (97, Francis Coppola); Chasing Amy [Procura-se Amy] (97, Kevin Smith); Saving Private Ryan [O Resgate do Soldado Ryan] (98, Steven Spielberg); Rounders [Cartas na Mesa] (98, John Dahl); Dogma (99, Smith); uma voz em Titan A.E.(00, Don Bluth e Gary Oldman).

E nos anos seguintes, não era claro para onde estava indo. Pôde tirar pouco proveito de The Legend of Bagger Vance [Lendas da Vida] (00, Robert Redford) ou All the Pretty Horses [Espírito Selvagem] (00, Billy Bob Thornton); teve uma ponta como ele próprio em Jay and Silent Bob Strike Back [O Império (do Besteirol) Contra-Ataca] (01, Smith); The Third Wheel [Triângulo Amoroso] (02, Jordan Brady) aparenta ser um brincadeira. A série de TV Project Greenlight (01) parece mais pessoal e recompensadora que estar perdido na multidão de Ocean's Eleven [Onze Homens e um Segredo] (01, Steven Soderbergh) ou The Bourne Identity [A Idantidade Bourne] (02, Doug Liman). Ele e o irmão de Affleck, Casey, escreveram Gerry (02, Van Sant). Damon apareceu em Confessions of a Dangerous Mind [Confissões de uma Mente Perigosa] (03, George Clooney); Stuck on You [Ligado em Você] (03, Peter e Bobby Farrelly); Jersey Girl [Menina dos Olhos] (04, Smith); The Brothers Grimm [Os Irmãos Grimm] (05, Terry Gilliam).

Mas algo começou a se consolidar então: a contenção de Damon, sua furtividade, começaram a se expandir em estados de inquietação e mistério mais graves. Ele estava se tornando inescrutável (e a previsibilidade em atores pode ser um problema). Agarrou o segredo abrupto de The Bourne Supremacy [A Supremacia Bourne] (04, Paul Greengrass) e a infinita imprecisão de Syriana [Syriana - A Indústria do Petróleo] e então estabeleceu o padrão de um grande afastamento da vida como o mestre espião em The Good Shepherd [O Bom Pastor] (06, Robert De Niro) - uma interpretação-chave. Era um página fechada novamente em The Departed [Os Infiltrados] (06, Martin Scorsese), filme onde a intercambialidade entre os personagens era o principal interesse. Ocean's Thirteen [Treze Homens e um Novo Segredo] foi um desperdício de tempo, mas em The Bourne Ultimatum [O Ultimato Bourne] (07, Greengrass), o homem desmemoriado parece preencher o esquema de Damon.

Teve breves aparições em Youth Without Youth [Velha Juventude] (07, Coppola) e Che: Part Two [Che 2: A Guerrilha] (08, Soderbergh), e foi uma voz em Ponyo [Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar] (08, Hayao Myazaki); mas fez então talvez seu melhor trabalho em The Informant [O Desinformante!] (09, Soderbergh). Perto disso, seu jogador de rúgby em Invictus (09, Clint Eastwood) foi muito maçante. Mas  teve Margaret (09, Kenneth Lonergan) e Green Zone [Zona Verde] (10, Greengrass) - ambos há muito adiados. Ele é uma estrela agora, embora após os filmes Bourne parece incerto sobre carregar um filme - deixa o filme lhe carregar. Está bastante afiado e divertido em True Grit [Bravura Indômita] e como a melhor coisa enquanto Scott Torson em Behind the Candelabra [Minha Vida com Liberace] (13, Soderbergh), mas estes filmes aparentemente pertencem a outro ator. De resto, tem feito diversos projetos convencionais - The Adjustment Bureau [Os Agentes do Destino] (11, George Nolfi); Contagion [Contágio] (11, Soderbergh); We Bought a Zoo [Compramos um Zoológico] (11, Cameron Crowe); Promised Land [Terra Prometida] (12, Van Sant); Elysium (13, Neill Blomkamp) - e uma ocasional tolice: Hereafter [Além da Vida] (10, Eastwood). Mas é um dos melhores que temos, feliz por evitar um sucesso maior. 

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 623-25.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso