Filme do Dia: Além da Vida (2010), Clint Eastwood


Resultado de imagem para além da vida clint eastwood

Além da Vida (Hereafter, EUA, 2010). Direção: Clint Eastwood. Rot. Original: Peter Morgan. Fotografia: Tom Stern. Música: Clint Eastwood. Montagem: Joel Cox & Gary Roach. Dir. de arte: James J. Murakami & Patrick M. Sullivan Jr. Cenografia: Gary Fettis. Figurinos: Deborah Hopper. Com: Matt Damon, Cécile De France, Frankie McLaren, George McLaren, Bryce Dallas Howard, Richard Kind, Jay Mohr, Thierry Neuvic.
Marie Lelay (De France) é uma jornalista francesa em férias com o amante e chefe que se torna vítima de uma tsunami e sofrendo uma concussão cerebral. George Lonegan (Damon) é um americano solitário que sonha em vivenciar um amor e é pressionado pelo irmão (Mohr) a voltar a ganhar dinheiro com a mediunidade que conquistou após uma experiência limítrofe com a morte. Os gêmeos britânicos Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) e Jason (Frankie McLaren/George McLaren) sofrem o cotidiano de conviverem com uma mãe viciada (Howard). Marie é afastada do emprego e aceita escrever a biografia de Mitterrand, mas se dedica a escrever sobre suas próprias sensações após o acidente. Jason morre  atropelado por um carro e Marcus vê o corpo do irmão morto, guardando-lhe o boné. A mãe não suporta a tragédia e Marcus é adotado por uma família. Lonegan abandona os planos do irmão de retornar para o negócio da mediunidade e parte para a Inglaterra, disposto a conhecer a casa de seu ídolo cultural, Charles Dickens. Em uma feira literária, Marcus, que havia tentado contato com vários tipos de supostos médiuns, reconhece Lonegan, ao mesmo tempo em que esse havia encontrado há pouco Marie, que lança um livro sobre um tema em uma editora especializada. Marcus, após muita insistência, faz contato com o irmão através de Lonegan e lhe passa o contato de Marie. Ele volta a ser acolhido pela mãe, enquanto Lonegan e Marie se encontram.
Os impressionantes efeitos iniciais do filme, utilizados com uma expertise rara em produções que não são voltadas para o gênero até sugerem algo mais auspicioso do que o canhestro melodrama espírita, seguindo uma corrente, sem a duplicidade que sugere a palavra, que parece ser internacional e ao qual o Brasil não passou despercebida. De fato do uso de tragédias reais, como a tsunami do sudeste asiático e o atentado ao metrô de Londres como simples pano de fundo para sua banal trama até a presunçosa homenagem ao gênio moralista de Dickens que, no entanto, situava seus personagens em um chão social bem mais realista do que a abstração quase espiritual que parecem se mover os personagens aqui apresentados, tudo funciona contra o filme. Algo que também fica demarcado nos toscos efeitos especiais que representam os segundos de contato com que o médium possui acesso aos espíritos do além. De France parece traduzir a própria expressão do patético no filme em seu próprio rosto, do início ao final. Derek Jacobi faz uma ponta como si próprio engajado em uma leitura de Dickens. Um título mais apropriado seria “aquém da vida”. Warner Bros./The Kennedy-Marshall Comp./Malpaso Prod./Amblin Ent. Para Warner Bros. Pictures. 129 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

A Thousand Days for Mokhtar