Filme do Dia: Convict 13 (1920), Edward F. Cline & Buster Keaton

 


Convict 13 (EUA, 1920). Direção & Rot. Original: Edward F. Cline & Buster Keaton. Fotografia: Elgin Lessley. Com: Buster Keaton, Sybil Seely, Joe Roberts, Edward F. Cline, Joe Keaton.

Buster (Keaton) é motivo de riso dos grã-finos do clube de golfe, quando pretende ser um jogador do esporte. Um foragido da prisão, aproveitando que o encontra desmaiado com a própria bola, troca de indumentária com ele, que logo se vê não apenas numa penitenciária, mas com uma condenção à morte por enforcamento. Porém, torna-se vítima dos maus-tratos de um prisioneiro (Roberts) após se vestir como guarda. Quando consegue, uma vez mais, sair-se da confusão, reencontra a garota do clube de golfe (Seely), mas antes mesmo que a corteje, explode uma rebelião. Quando tudo parecia perdido, e a socialite tornada refém do intempestivo grandalhão, Buster transforma um soco de boxe em uma besta diabólica, que nocauteia todos os rebelados em segundos. Todos, exceto o grandalhão, para quem Buster precisa adaptar sua ideia da besta.

O golfe, por sua própria indumentária e rituais, foi um celeiro para que se transformasse, sem  muito esforço, em passaporte para piadas do universo da animação e ação ao vivo. Assim, poses, indumentária, o equipamento, o acertar o buraco, a ritualística e toda uma associação com a elite entravam em campo com o jogo. E, evidentemente, o status quo de uma civilização. E, no caso da comédia muda, a contrafação desse status quo. Que Buster explora com o desejeito de seu alter-ego. Para o riso da sociedade refinada. Porém, o golfe aqui é apenas detalhe, escada para o verdadeiro interesse do curta, que remete a outra vítima comum das comédias (e, por suposto, igualmente da animação) que é o ambiente da cadeia. Talvez o senso cômico mais apurado (ou ao menos resistente ao tempo) que o filme carregue consigo seja o do contraste entre tamanho e humores de Joe Roberts, o grandalhão que inferniza a vida de todos os guardas e, particularmente, de Buster, e o próprio Buster, diminuto diante dele, sensação potencializada com sua aparência indefesa. Poder-se-ia compará-los (já que Roberts surge em 16 dos 19 curtas dirigidos por Keaton) como numa verve cômica que apenas funciona pelo contraste, tal como o Gordo e o Magro. Ao final, a conta da féerie tresloucada é posta no inconsciente – tudo não passa de um sonho de Buster desacordado pela bola, portanto antes da imersão do curta nos motivos da prisão. Joseph M. Schenck Prod. para Metro Pictures Corp. 21 minutos e 16 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar