Filme do Dia: Convict 13 (1920), Edward F. Cline & Buster Keaton
Convict 13 (EUA,
1920). Direção & Rot. Original: Edward F. Cline & Buster Keaton.
Fotografia: Elgin Lessley. Com: Buster Keaton, Sybil Seely, Joe Roberts, Edward
F. Cline, Joe Keaton.
Buster (Keaton) é motivo de riso dos grã-finos
do clube de golfe, quando pretende ser um jogador do esporte. Um foragido da
prisão, aproveitando que o encontra desmaiado com a própria bola, troca de
indumentária com ele, que logo se vê não apenas numa penitenciária, mas com uma
condenção à morte por enforcamento. Porém, torna-se vítima dos maus-tratos de
um prisioneiro (Roberts) após se vestir como guarda. Quando consegue, uma vez
mais, sair-se da confusão, reencontra a garota do clube de golfe (Seely), mas
antes mesmo que a corteje, explode uma rebelião. Quando tudo parecia perdido, e
a socialite tornada refém do intempestivo grandalhão, Buster transforma um soco
de boxe em uma besta diabólica, que nocauteia todos os rebelados em segundos.
Todos, exceto o grandalhão, para quem Buster precisa adaptar sua ideia da
besta.
O golfe, por sua própria indumentária e
rituais, foi um celeiro para que se transformasse, sem muito esforço, em passaporte para piadas do
universo da animação e ação ao vivo. Assim, poses, indumentária, o equipamento,
o acertar o buraco, a ritualística e toda uma associação com a elite entravam
em campo com o jogo. E, evidentemente, o status quo de uma civilização.
E, no caso da comédia muda, a contrafação desse status quo. Que Buster
explora com o desejeito de seu alter-ego. Para o riso da sociedade refinada.
Porém, o golfe aqui é apenas detalhe, escada para o verdadeiro interesse do
curta, que remete a outra vítima comum das comédias (e, por suposto, igualmente
da animação) que é o ambiente da cadeia. Talvez o senso cômico mais apurado (ou
ao menos resistente ao tempo) que o filme carregue consigo seja o do contraste
entre tamanho e humores de Joe Roberts, o grandalhão que inferniza a vida de
todos os guardas e, particularmente, de Buster, e o próprio Buster, diminuto
diante dele, sensação potencializada com sua aparência indefesa. Poder-se-ia
compará-los (já que Roberts surge em 16 dos 19 curtas dirigidos por Keaton)
como numa verve cômica que apenas funciona pelo contraste, tal como o Gordo e o Magro. Ao final, a conta da féerie
tresloucada é posta no inconsciente – tudo não passa de um sonho de Buster
desacordado pela bola, portanto antes da imersão do curta nos motivos da
prisão. Joseph M. Schenck Prod. para Metro Pictures Corp. 21 minutos e 16
segundos.
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