O Dicionário Biográfico de Cinema#165: Burl Ives

 



Burl Ives (Burl Icle Ivanhoe), (1909-95), n. Hunt, Illinois

Havia sido um cantor folk a maior parte de sua vida e havia vivido na estrada nos anos 30, quando esta era uma vocação radical. Portanto, não seria senão depois que entregaria nomes (incluindo Pete Seeger) para o Comitê de Atividaes Anti-Americanas (CAAA) e viveu para se tornar uma espécie de Papai Noel rural em um bocado de filmes infantis, onde sua voz alta e doce frequentemente agraciou a banda sonora. Mas por cerca de dez anos, começando com East of Eden [Vidas Amargas], foi um ator feroz e físico trazendo personalidade e, por vezes, ameaça, a exageradas figuras paternas. 

Realizou sua estreia como Trovador Cantante em Smoky [Furacão Negro] (46, Louis King), seguido por Station West [No Coração do Oeste] (48, Sidney Lanfield), So Dear to My Heart [Tão Perto do Meu Coração] (48, Harold Schuster) e Sierra [Serras Sangrentas] (50, Alfred E. Green). Então, em 1955, trouxe uma grande rajada de ar para Vidas Amargas (Elia Kazan), interpretando o xerife. Portanto, após The Power and the Prize [Os Grandes Deste Mundo] (56, Henry Koster), foi o pai na versão para a TV de The Miracle Worker (57, Arthur Penn), Ephraim em Desire Under the Elms [Desejo] (58, Delbert Mann); surpreendente como Cottonmouth em Wind Across the Everglades [Jornada Tétrica] (58, Nicholas Ray), onde sugere grande afinidade com o universo da floresta. A seguir, foi Big Daddy em Cat on a Hot Thin Roof [Gata em Teto de Zinco Quente] (58, Richard Brooks), um papel que havia interpretado nos palcos. O estúdio desejava indicá-lo por este, mas foi indicado no mesmo ano pelo patriarca rancheiro em The Big Country [Da Terra Nascem os Homens] (58, William Wyler), pelo qual venceu o Oscar de ator coadjuvante.

Um ano depois, teve mais duas boas interpretações - como Hasselbacher em Our Man in Havana [O Nosso Homem em Havana] (59, Carol Reed) e em Day of the Outlaw [Quadrilha Maldita] (59, André de Toth). Esteve em Let No Man Write My Epitaph [Algemas Partidas] (60, Philip Leacock); The Spiral Road [Labirinto de Paixões] (62, Robert Mulligan); cantando "The Ugly Bug Ball" em Summer Magic [Doce Verão dos Meus Sonhos] (63, James Neilson); o homem de neve narrador em Rudolph, the Red-Nosed Reindeer [A Rena do Nariz Vermelho] (64, Kizo Nakashima e Larry Roemer); The Brass Bottle [Um Gênio Entrou lá em Casa] (64, Harry Keller); Ensign Pulver [O Barco do Desespero] (64, Joshua Logan); como Gepeto - com Peter Noone como Pinocchio (68, Sid Smith).

Desde então, concentrou-se na televisão, incluindo The Bold One: The Lawyers (69-72), antes de retornar ao cinema: Just You and Me, Kid  [Somente Você e Eu] (79, Leonard Stern), com George Burns; Earthbound (81, James L. Conway); White Dog [Cão Branco] (82, Sam Fuller); Uphill All the Way [Vigaristas do Barulho] (86, Frank Q. Dobbs);  F. W. Woolworth em Poor Little Rich Girl (87, Charles Jarrot); Two-Moon Junction [Um Toque de Sedução] (88, Zalman King).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1324-25. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar