Filme do Dia: The Redemption of General Butt Naked (2011), Daniele Anastasion & Eric Strauss

 


The Redemption of General Butt Naked (EUA/Georgia/Libéria, 2011). Direção: Daniele Anastasion & Eric Strauss. Fotografia: Ryan Hill, Peter Hutchens & Eric Strauss. Música: Justin Melland. Montagem: Jeremy Siefer.

Documentário que segue os passos de Joshua Milton Blahyi, também conhecido no passado recente como o General Butt Naked, que com suas hordas de homens despidos, massacrava e estuprava uma quantidade exorbitante de pessoas durante os 14 anos de guerra civil na Libéria. Atualmente, Joshua é pastor evangélico e sua principal atividade é a de percorrer os mais distintos rincões do país em busca de parentes ou mesmo vítimas de sua violência para lhes pedir perdão. A maior parte das pessoas aparentemente acaba aceitando seu pedido de perdão e mesmo se unindo a muitos de seus cultos, porém mágoas e desconfianças resistem por parte de muitos. Dentre eles, um jovem que vive em uma cadeira de rodas, após ter tido suas pernas amputadas, após ter sido vítima da fúria de Butt Naked, que não apenas atirou contra ele, como o deixou jogado em uma sala, sem atendimento médico. Uma mulher que teve sua filha espancada e que perdeu a visão de um de seus olhos, que aceita ao lado da filha, emocionada, o pedido de perdão de Joshua, em um campo de refugiados em Gana – para onde Joshua fugiu após ameaças de ser morto – ao mesmo tempo não deixa de frisar que a entrega exagerada dele ao culto a fazia lembrar da mesma intensidade com que ele ere acometido nos atos bárbaros de violência praticados anos antes, no comentário talvez mais lúcido observado no documentário. Joshua, que havia sido inexplicavelmente anistiado dos crimes de guerra pelo comitê nacional criado para apurar os mesmos, retorna a Libéria e reencontra os amigos. O estilo do documentário mescla técnicas do cinema direto, com depoimentos diretamente para a câmera. Chama a atenção as cenas  estilo direto, porém domesticadas no melhor estilo National Geographic (não por acaso os realizadores produziram vários documentários para o canal), a ponto de quase comprometerem o documentário, dado o nível de intimidade em suas mais diversas etapas com o seu “personagem”. Part2 Pictures. 85 minutos.

Comentários

  1. ô pcid, adorei teu blog. Diria prosaicamente que trata-se de um blog do caralho! Voce é um jogador completo, de Conan a Tarkovski, de Dercy Gonçalves a Norma Desmond, tu cruza e cabeceia bem ! abs. Chico

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo!! É um vício diário atualizar o blog. Já faz parte da minha rotina. Que bom que você gostou. Venha sempre. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar