O Dicionário Biográfico de Cinema#166: Megan Ellison

 


Megan Ellison, Santa Clara, Califórnia, 1986

Ela é a criança e filha de Larry Ellison, co-fundador e CEO da Oracle, e sua terceira esposa, Barbara Boothe. Seus parentes se divorciaram quando ainda criança. Foi estudante de cinema por um ano na USC, mas então desistiu. Ao contrário, começou a investir em cinema, primeiro com seu próprio dinheiro, depois tanto quanto quanto os 2 bilhões de seu pai. Ele sempre gostou de entrar em um empreendimento promissor. 

Ainda que seus 2 bilhões de dólares sejam pouco, proporciona um bocado de filmes. Megan Ellison não é por nenhuma medida uma filantropa e ainda não tem um toque de midas. Mas ela está neste negócio de financiamento de filmes, seja em parte ou no todo. E é dito que por sua insistência Paul Thomas Anderson duplicou o orçamento de The Master [O Mestre] (para 35 milhões de dólares), optando por fazê-lo em 65 mm, e precisando ouvir muitos poucos de fora. O filme não foi bem, mas então se deve notar que Ellison e sua companhia Annapurma (ela subiu uma montanha real) foi significativamente facilitadora de True Grit [Bravura Indômita] (10, Irmãos Coen), Lawless [Os Infratores] (12, John Hillcoat), Zero Dark Thirty [A Hora Mais Escura] (12, Kathryn Bigelow), Killing Them Softly [O Homem da Máfia] (12, Andrew Dominik), Spring Breakers [Spring Breakers: Garotas Perigosas] (12, Harmony Korine), The Grandmaster [O Grande Mestre] (13, Wong Kar-wai), Her [Ela] (13, Spike Jonze) e American Hustle [Trapaça] (13, David O. Russell).

Ela tem opiniões? Você não teria? Parece ter incitado Jessica Chastain em A Hora Mais Escura, e ninguém reclamou. Alguns dizem que está comprando companhias de cinema - mas isso tem sido feito há um século. Tem tido batalhas com Harvey Weinstein? Alguém tem que começar. Em resumo, Megan Ellison reviveu o velho princípio que dinheiro importa, e que pode ir para locais inesperados. O relatório dela é muito melhor que o de outros financistas do cinema, ainda que tenha ajudado a encorajar obstinação e pretensão. Pode ter crescido entediada e seguiu em frente. Pode dirigir a si própria. No entanto, Os Infratores, Spring Breakers: Garotas Perigosas e Trapaça foram resposta suficiente, tão frescas quanto podiam ser e muito provavelmente inexistentes não fosse a Annapurma.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 817-18.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar