Filme do Dia: John Lennon: O Mito (2000), David Carson

 


John Lennon: O Mito (In his Life: The John Lennon Story, EUA, 2000). Direção: David Carson. Rot. Original: Michael O´Hara. Fotografia: Lawrence Jones. Música: Dennis McCarthy. Montagem: Lisa Bromwell. Dir. de arte: Stephen Fineren & Nick Wilkinsom. Figurinos: Diane Holmes. Com: Phillip McQuillan, Blair Brown, Christine Kavanagh, Gilliam Kearney, Daniel McGowan, Marc-Rice Oxley, Lee Williams, Jamie Glover, Christian Ealey, Scott Williams, Pálína Jonsdóttir.

Lennon ((McQuillan) forma uma banda de rock com os amigos McCartney (McGowan), Stuart Sutcliff (Williams) e Harrison (Rice-Oxley) na Liverpool do final dos anos 50. Vivendo com uma tia, Mimi (Brown), Lennon acaba sabendo da morte da mãe (Kavanagh), por atropelamento. Após uma turnê iniciática por Hamburgo, onde conhecem a estudante de arte Astrid (Jonsdóttir), o grupo volta para a Inglaterra sem Sutcliff, que vai morar com Astrid. Tocando no Cavern, eles já são notoriedade local quando o empresário Brian Epstein (Glover), contrata-os, magnetizado pela postura rebelde de Lennon. Ao retornarem à Alemanha, um ano após, recebem a notícia da morte de Sutcliff na véspera. O sucesso e a fama emplacam após a gravação do primeiro álbum, porém Lennon cede pouca atenção para a mulher Cynthia (Kearney) e o filho Julian. Despede-se de Mimi, antes de partir para os EUA, na primeira turnê da banda em solo americano, dando-lhe de presente uma placa com uma mensagem de que ele nunca conseguiria ganhar a vida com uma guitarra, de autoria dela própria.

Esse telefilme é mais um da já extensa galeria de produções mal sucedidas que procuram dramatizar a história dos Beatles ou de alguns de seus componentes, como é o caso de Tudo Entre Nós. Apresentando todos os lugares-comuns que acompanham Lennon entre o final dos anos 50 e meados da década seguinte, o filme demonstra ser dramaturgicamente ineficaz tanto pela precária interpretação da maior parte do elenco, como por não aprofundar e tornar mais convincente os dramas e conflitos que descreve, como ocorre em Backbeat -Os Cinco Rapazes de Liverpool, até o momento desta escrita a melhor adaptação sobre o grupo, centrado igualmente no período de Hamburgo, provavelmente por ser mais independente, em termos de construção dramática, da perigosa armadilha que representa a pretensão de ser um corolário mecânico e ligeiro de situações registradas pelas biografias da banda. Michael O´Hara Productions/NBC Studios. 85 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar