O Dicionário Biográfico de Cinema#138: Trevor Howard


 Trevor Howard (1913-87), n. Cliftonville, Inglaterra

Educado em Clifton e na RADA(*). Trabalhou no teatro de 1934 a 1940, quando se uniu ao Exército. Em 1943, tendo sido ferido, retornou ao teatro e para sua estreia no cinema em The Way Ahead [Têmpera de Aço ] (44), de Carol Reed. Quando se considera Howard, o ator, uma personalidade cândida e mimética - é notável se descobrir o quão poucos bons filmes ele fez. Em parte, este foi o dilema de um ator britânico relutante a comprometer a si próprio com Hollywood, mas também pode dever algo às persistentes más escolhas do próprio Howard.

Outra raridade é que seus primeiros filmes ingleses sejam melhores do que tudo que fez depois: The Way to the Stars [Além das Nuvens] (45), de Asquith, Brief Encounter [Desencanto] (45), de David Lean, no qual ele e Celia Johnson, representam o amor vivido dos não glamorosos, e The Third Man [O Terceiro Homem]  (49), de Carol Reed, três bastante distintos e interessantes Howards; e parece ter tido um forte comprometimento pessoal com Outcast of the Islands [O Pária das Ilhas], de Reed,  e particularmente com a adaptação de George More O'Ferrall de The Heart of the Matter (53), de Graham Greene. Nestes anos também fez I See a Dark Stranger [Um Estranho na Escuridão] (46, Frank Launder); Green for Danger [Verde Passional] (46, Sidney Gilliat); So Well Remembered [Aquele Dia Inesquecível] (47, Edward Dmytryk); muito bem em They Made Me a Fugitive [Nas Garras da Fatalidade] (47, Alberto Cavalcanti); The Passionate Friends [A História de uma Mulher] (49, Lean); Odette [Odette, Agente 23) (50, Herbert Wilcox); The Golden Salamander [A Salamandra de Ouro] (50, Ronald Neame); e The Clouded Yellow [Nuvens de Desespero] (50, Ralph Thomas).

Sua escolha de papéis maiores, no entanto, algumas vezes pareceram deliberadamente inconsequentes e os filmes foram invariavelmente arruinados: Clockleshell Heroes [Os Sobreviventes] (56), de José Ferrer; The Key [A Chave] (58), de Reed; The Roots of Heaven [Raizes do Céu] (58), de Huston; como Bligh em Mutiny on the Bounty [O Grande Motim] (62), de Milestone. Esteve bem em Manuela [A Clandestina] (57), de Guy Hamilton, e como o pai em Sons and Lovers [Filhos e Amantes] (60), de Jack Cardiff, mas gradualmente ele deslizou para coadjuvante ou aparições, frequentemente incorporando homens recalcitrantes e morosos: The Lion [O Leão] (62, Cardiff); Father Goose [Papai Ganso] (64), de Ralph Nelson; Von Ryan's Express [O Expresso de Von Ryan] (65), de Mark Robson; Morituri (65), de Bernhard Wicki; The Long Duel [Os Turbantes Vermelhos] (66), de Ken Annakin; The Battle of Britain [A Batalha da Grã-Bretanha] (69), de Hamilton; o terrível Twinky (69, Richard Donner); e The Night Visitor [O Visitante Noturno] (71, Laslo Benedek); somente três interpretações se destacaram para este gosto: um voluntarioso e ranzinza excêntrico em The Charge of the Light Brigade [A Carga da Brigada Ligeira] (68, Tony Richardson); como o padre em Ryan's Daughter [A Filha de Ryan] (69), de David Lean; como o Dr. Rank para Jane Fonda em A Doll's House [Casa de Bonecas ] (73, Joseph Losey). Por outro lado houve The Count of Monte-Cristo [O Conde de Monte Cristo] (74, David Greene; Hennesy [O Dia Fatal]  (75, Don Sharp); Squire Western em The Bawdy Adventures of Tom Jones [A Vida Pitoresca de Tom Jones] (75, Cliff Owen); Death in the Sun [Albino] (75, Jurgen Goslar); Conduct Unbecoming [A Honra do Regimento] (75, Michael Anderson); Aces High [Ases do Espaço] (76, Jack Gold); The Last Remake of Beau Geste [A Mais Louca das Aventuras de Beau Geste] (77, Marty Feldman); Slavers [Traficantes de Escravos] (77, Goslar); Stevie [O Destino de Stevie] (78, Robert Enders); Superman  [Superman: O Filme] (78, Richard Donner); e Hurricane [Furacão] (79, Jan Troell).

Esteve muito bom como o aristocrata bêbado em Sir Henry at Rawlinson End [ (80, Steve Roberts); The Sea Wolves [Espionagem em Goa] (80, Andrew V. McLaglen); como um chefe indígena em Windwalker [O Guerreiro do Vento] (80, Keith Merrill); Light Years (81, Alain Tanner); como um juiz em Gandhi (82, Richard Attenborough); reencontrando Celia Johnson em Staying On (82, Silvio Narizzano); Inside the Third Reich (82, Marvin J. Chomsky); The Missionary [O Padre Apaixonado] (82, Richard Loncraine); Sword of the Valiant [A Espada do Valente] (85, Stephen Weeks); muito bem em Dust (85, Marion Hansel); Time After Time (85, Bill Hays); Christmas Eve [O Último Natal] (86, Stuart Cooper); Foreign Body  [Corpo Estranho] (86, Neame); Peter the Great [Pedro, o Grande] (86, Chomsky e Lawrence Schiller); White Mischief [Incontrolável Paixão] (88, Michael Radford); e The Dawning [O Despertar de uma Realidade] (88, Robert Knights).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of the World. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1275-77.

(*) N. do T: RADA = Royal Academy of Dramatic Art; parte do currículo de vários atores/atrizes célebres britânicos, citada em vários verbetes. 

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