O Dicionário Biográfico de Cinema#44: Brendan Fraser

Associação do Globo de Ouro diz que assédio sexual sofrido por ...
Brendan Fraser n. Indiannapolis, Indiana, 1968

De diversos modos felizes, é um retrocesso - aos dias de alguns especialistas de comédias idiotas, como Ralph Bellamy praticou, ou mesmo ao período mudo. Ele possui uma face que registra esperanças feridas e inocente otimismo tão facilmente quanto uma criança e sem o tremor da neurose do Método. Em uma série de filmes astutamente arranjada interpretou um belo e grande impulsivo pateta viril fora de seu tempo ou contra o grão do moderno cinismo e lidando com a tensão com dócil senso de humor. É um comediante de tão confiante eufemismo que, sobre Gods and Monsters [Deuses e Monstros] (98, Bill Condon), Iain McKellen disse que estava tão ocupado quanto podia, aprendendo com o relacionamento de Fraser com a câmera. É fácil ver Fraser em um lindo romance - menos fácil vê-lo na escuridão, muito menos melancólico. Mas ele começou a demonstrar sinais de trágica ambição. 

Seus pais são canadenses, e o rapaz viajou amplamente no início da vida. Estudou teatro em uma faculdade cornualha de Seattle e fez sua estreia em Dogfight [Apostando no Amor] (91, Nancy Savoca). Em Encino Man [O Homem da Califórnia] (92, Les Mayfield), foi um fóssil tendo que lidar com um moderno subúrbio de L.A. Estava muito bom como garoto judeu em uma escola preparatória em School Ties [Código de Honra] (92, Robert Mandel); Younger and Younger [Escrito nas Estrelas] (93, Percy Adlon); Twenty Bucks [Cash: Em Busca do Dólar] (93, Keva Rosenfeld); Airheads [Os Cabeça-de-Vento] (93, Michael Lehmann); um homem de Harvard em With Honors [Com Mérito] (94, Alek Keshishian); The Scout [O Pancada] (94, Michael Ritchie); Mrs. Winterbourne [Amor por Acidente] (96, Richard Benjamin); George of the Jungle [Gerge, o Rei da Floresta] (97, Sam Weisman); gay em Twilight of the Golds [Qiestão de Sensibilidade] (97, Ross Marks); como um jovem em L.A.mantido em um abrigo por 35 anos em Blast from the Past [De Volta para o Presente] (99, Hugh Wilson) - seu papel mais divertido até então.

Seu maior sucesso veio com The Mummy [A Múmia] (99, Stephen Sommers), ainda que, na verdade, tenha sido desperdiçado, tendo que fazer rostos preocupados para os efeitos especiais. Para Fraser é bom o suficiente ver o perigo em pessoas reais. Dudley Do-Right [Polícia Desmontada] (99, Wilson) faturou em cima de sua estúpida decência e o escalou como polícia montada. Foi o idiota que lidava com o demônio (Elizabeth Hurley) na refilmagem de Bedazzled [Endiabrado] (00, Harold Ramis); Monkeybone [Monkeybone - No Limite da Imaginação] (01, Henry Selick) foi outra boa ideia que não funcionou. The Mummy Returns [O Retorno da Múmia] (01, Sommers) nem se preocupou em disfarçar que era bom.

E então a besta acorda. Em Londres, interpretou Brick no teatro em um revival de Cat on a Thin Roof [Gata em Teto de Zinco Quente], e no cinema tentou o papel de Audie Murphy (sem brincadeiras) em The Quiet American [O Americano Tranquilo] - (02, Phillip Noyce) - "Deus nos salve" disse o personagem de Michael Caine, referindo-se a ele, "dos inocentes e dos bons." Bem, geralmente sim - mas no caso de Fraser, penso que não. 

Divertiu-se em Looney Tunes: Back in Action  [Looney Tunes: De Volta à Ação] (03, Joe Dante) e sério em Crash [Crash - No Limite] (04, Paul Haggis). Mas o público o queria sério? Journey to the End of the Night [12 Horas até o Amanhecer] (06, Eric Eason), teve circulação difícil. The Last Time [O Último Golpe] (06, Michael Caleo); The Air I Breathe [Ligados pelo Crime] (07, Jieho Lee); Journey to the Center of the Earth [Viagem ao Centro da Terra: O Filme] (08, Eric Brevig): The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor [A Múmia: Tumba do Imperador Dragão] (08, Rob Cohen); Inkheart [Coração de Tinta: O Livro Mágico] (09, Iain Softley); G.I. Joe: The Rise of Cobra [G.I. Joe: A Origem de Cobra] (09, Sommers); Extraordinary Measures [Decisões Extremas]  (10, Tom Vaughan).

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictonary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 3556-3562. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar