Filme do Dia: Une Histoire Sans Importance (1980), Jacques Duron

 



Une Histoire Sans Importance (França, 1980). Direção e Rot. Original: Jacques Duron. Fotografia: Jérôme Robert & Michel Salmon. Música: Jean Duron. Montagem: Jacques Duron & Agnès Guillemot. Com: Philippe Bories, Bernard Flamain, Jeanne Barthélémy, Raymondo Barthélémy, Eric Cabello, Gaël Charlier, Christian Di Natale, Christine Gouleret.

Dois adolescentes, Philippe (Bories) e Claude (Flamain) estudam na mesma escola. A  proximidade intensa os acaba levando a ter alguns contatos sexuais ocasionais. Porém, enquanto Philippe de imediato começa a se sentir enlevado e envolvido emocionalmente pela descoberta, Claude  progressivamente se descobre heteressexual. Quando os dois vão acampar a situação se torna explícita e o rompimento ocorre. Claude fica com uma garota. Philippe, indignado, tenta sem sucesso alguma proximidade. Atormentado, entra em depressão e se torna obsessivo pelo amigo, que fica com ele por dinheiro.

Duron, cineasta que não prosseguiu carreira, traça sua história que sugere elementos autobiográficos, em tom ao mesmo tempo lírico e seco, compondo suas imagens de uma atmosfera provinciana e com uma bela fotografia em p&b e desempenhos razoáveis da dupla principal não profissional e do elenco de apoio. Seu tom intimista e semi-confessional observa tudo à certa distância, mas longe de transformar o que apresenta em motivo de deboche. Seu final, talvez, soe algo incipiente em seu desejo de enfatizar o momento de desmesura de seu jovem personagem. Faz uso de um formato pouco comum, entre o curta e o longa, como se o primeiro não possibilitasse o devido tempo para observar de forma mais detida a relação de crescente paixão e o último necessitasse instilar elementos não importantes para sua trama central. IDHEC. 44 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar