Filme do Dia: O Homem Que Plantava Árvores (1987), Frédérick Back


O Homem Que Plantava Árvores (L’Homme Qui Platait des Arbres, Canadá, 1987). Direção: Frédérick Back. Rot. Original: Jean Giono. Música: Normand Roger. Montagem: Norbert Pickering.
Na década de 1910, jovem passeia por região desértica francesa e não encontra sequer água por mais de um dia. As vilas que passa pelo caminho estão semi-abandonadas, quando não completamente fantasmas. É uma região lúgubre e deserta. Em meio ao deserto, o jovem observa um vulto que bem poderia ser um tronco. Trata-se de um pastor de ovelhas. O garoto observa que o homem tem como hábito plantar diariamente sementes de carvalhos. Das 40 mil plantadas ao menos 10 mil vingarão. A primeira guerra chega. O garoto serve no exército. Finda a guerra, quando retorna à região, encontra-a diferenciada, mais verde, agradável, reencontra o homem fazendo a mesma atividade. O governo agora adota a proteção ao bosque. Só que se desfez de seu rebanho de ovelhas, pois interfere nas suas plantações, e agora é apicultor. Advém a Segunda Guerra. A atividade do homem persiste. Quando visita o local após o fim da guerra, o homem que fora garoto um dia, já maduro, observa que agora para lá se chega de ônibus e que existem verdadeiras pequenas comunidades que ocuparam o local onde um dia não viverm pouco mais que umas poucas almas, brigando estrepitosamente por seus recursos naturais. E tudo isso se deve ao espírito resistente de um único homem.
Filme que pretende ser uma espécie de alegoria sobre uma possibiidade de vida iluminada, desinteressada e de preocupações com o coletivo, apesar de, paradoxalmente, ser gestada de um homem extremamente solitário e que, como afirma o narrador, a determinado momento, perdeu sua mulher e criança antes de se tornar um ermitão. Embora o conhecimento desse fato biográfico possa sugerir a explicação psicológica necessária para o comportamento do homem, um tanto desnecessária, a bem da verdade, não chega a comprometer, pois o filme não lida com diálogos, e sim com a voz de seu narrador (efetuada por Philippe Noiret) e uma trilha musical que procura dialogar com sua proposta. Sobre a intervenção para retirada da madeira a partir da melhoria dos acessos ao local não há mais que um breve comentário, não mais que uma nota de rodapé que não mancha o verdadeiro paraíso conseguido pelo velho agricultor sem qualquer educação formal. Por mais poética e bela que seja sua mensagem, de uma verve quase espiritualmente religiosa, trata-se, em última instância, de algo conservadoramente centrada nos impulsos individuais, já que o Estado aparece mais enquanto possível ameaça ao projeto, com seus políticos demagogos a proclamarem discursos vazios. Não parece tampouco ter sido uma prática da qual se tenha gestado continuadores de sua obra, alguém com o mesmo espírito ou pelo menos aproximado de entrega sem retorno aparente financeiro. Vencedor do Festival de Annecy e do Oscar da categoria. CBC/NFB/Société Radio-Canada. 30 minutos.

Comentários

  1. Grande recomendação! Beleza plástica fabulosa, além de um panorama de duas vidas de forma sensível. Agradeço pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos comentários simpáticos, Lucas. apareça sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar