Filme do Dia: O Assassinato do Duque de Guise (1908), André Calmettes & Charles Le Bargy





O Assassinato do Duque de Guise - 1908 | Filmow
O Assassinato do Duque de Guise (L’Assassinat du Duc de Guise, França, 1908). Direção: André Calmettes & Charles Le Bargy. Rot. Original: Henri Lavedan. Fotografia:  Émile Pierre. Música: Camille Saint-Säens. Dir. de arte: Émile Bertin. Com: Albert Lambert, Charles Le Bargy, Gabrielle Robinne, Berthe Bovy, Jean Angelo, Charles Dorrain, Huguette Duflos, Rolla Norman.
França, final dos anos 1500. O Duque de Guise (Lambert), ignora o alerta enviado sob a forma de bilhete para sua amante (Robinne) de que existe uma conspiração contra sua pessoa na Corte, encontrando com o rei Henrique III (Le Bargy) e sendo posteriormente morto por seus asseclas.
Mesmo se levando em conta se tratar de uma aproximação estilística conscientemente distinta da norte-americana e enfatizando, sobretudo, a encenação sob quadros fixos (algo a ser aprimorado por Feuillade) e ausência da movimentação de câmera, essa produção se torna bem menos vibrante, mais de 100 anos após sua realização, que a proposta de longe menos pretensiosa apresentada por Griffith já em seu primeiro filme na Biograph, As Aventuras de Dollie. Aqui, no entanto, não se sofre com a excessiva “falta de informação” sobre o que se sucede, em termos narrativos, quanto outras adaptações contemporâneas igualmente baseadas em obras ou fatos históricos por demais conhecidos, como é o caso de A Tempestade, de Percy Stow. Embora a montagem paralela já começasse a ser utilizada tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, não existe aqui nada que sinalize em tal direção. Aparentemente, trata-se do primeiro filme a ter uma música especialmente composta para si. É considerado o exemplo mais célebre do ciclo de filmes que ficou conhecido como films d’art. Pathé Frères. 15 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar