O Dicionário Biográfico de Cinema#23: Van Johnson
Van (Charles Van) Johnson (1916-2008)
n. Newport, Rhode Island
Hollywood viu Van Johnson no coro de Pal Joey, na Broadway. Ele era um dos projetos do Sr. Mayer - ruivo, sardento, ingênuo e entusiasmado - um cara legal e seguro. Juntou-se então ao estúdio, onde fez umas poucas coisas menores - Somewhere I'll Find You [Ainda Serás Minha] (42, Wesley Ruggles), The War Against Mrs. Hadley (Aço da Mesma Têmpera) (42, Harold S. Bucquet) - quando foi designado em participar da estreia de Keeper of the Flame [O Fogo Sagrado] (42, George Cukor). Mas seu carro sofreu um acidente, e Johnson teve que colocar uma pequena placa de metal em sua cabeça. Ele foi dispensado do serviço militar, mas pronto, disposto e capaz. E sua carreira floresceu, enquanto muitos potenciais rivais partiram para a guerra.
Seja o que devesse à sorte, o público jovem era alucinado por ele, e seus seguidores impactaram nos trabalhos que conseguiu: Madame Curie (43, Mervin LeRoy); A Guy Named Joe [Dois no Céu] (43, Victor Fleming); Pilot #5 [O Piloto Número 5] (43, George Sidney); The Human Comedy [A Comédia Humana] (43, Clarence Brown); The White Cliff of Dover [Evocação] (44, Brown); com June Allyson e Gloria DeHaven em Two Girls and a Sailor [Duas Garotas e um Marujo] (44, Richard Thorpe); Thirty Seconds over Tokyo [Trinta Segundos Sobre Tóquio] (44, LeRoy); com Esther Williams em Thrill of a Romance [Paixão em Jogo] (45, Thorpe); Week End at the Waldorf [Aqui Começa a Vida] (46, Robert Z. Leonard); Till the Clouds Roll By [Quando as Nuvens Passam] (46, Richard Whorf).
Após a guerra, o estúdio tentou construir uma imagem mais adulta dele: State of the Uniom [Sua Esposa e o Mundo] (48, Frank Capra); Command Decision [Trágica Decisão] (48, Sam Wood); e Battleground [O Preço da Glória] (48, William Wellman), no qual estava bem como um dos soldados. Mas ele parecia mais relaxado em material mais leve: The Romance of Rosy Ridge [Reconociliação] (47, Roy Rowland), com Janet Leigh; The Bride Goes Wild [Anjo Sem Asas] (48, Norman Taurog), com Allyson; Mother is a Freshman [Mamãe, Ele e Eu] (49, Lloyd Bacon), com Loretta Young; In the Good Old Summertime [A Noiva Desconhecida] (49, Robert Z. Leonard), com Judy Garland. Ele também fez The Big Hangover [A Verdade Não se Diz] (50, Norman Krasma), onde interpretava um rapaz com problemas com a bebida.
Gradualmente começou a declinar nos anos 50, apesar de não antes de ter oportunidades em grandes papéis dramáticos: Plymouth Adventure [O Veleiro da Aventura] (52, Brown); o Tenente Maryk em The Caine Mutiny [Nave da Revolta] (54, Edward Dmytryk); The Last Time I Saw Paris [A Última Vez que Vi Paris] (54, Richard Brooks), com Elizabeth Taylor; e ainda Bendrix em The End of Affair [Pelo Amor de Meu Amor] (55, Dmytryk). Seu melhor trabalho foi como o bêbado em The Bottom of the Bottle [Renúncia ao Ódio] (56, Henry Hathaway), tirado de um romance de Simenon.
Ele tinha quarenta anos, a despeito de sua face de bebê. Também começaria a trabalhar mais fora, na Inglaterra: Miracle in the Rain [O Amor Nunca Morre] (56, Rudolph Maté), com Jane Wyman; Action of the Tiger [A Brutal Aventura] (57, Terence Young), com Martine Carol; Beyond This Place [Algemas Quebradas] (59, Jack Cardiff); Subway in the Sky [A Chave Secreta, também conhecido como Um Homem na Escuridão] (59, Muriel Box). Depois, há poucos filmes: Wives and Lovers [Esposas e Amantes] (63, John Rich); Divorce American Style [Divórcio à Americana] (67, Bud Yorkin); Where Angels Go, Trouble Follows [Diabruras dos Anjos Rebeldes] (68, James Neilson).
Depois disso fez mais TV ou produções estrangeiras, com uma gema ocasional como The Purple Rose of Cairo [A Rosa Púrpura do Cairo] (85, Woody Allen), onde sua potente voz charmosa ainda funcionava.
Texto: Thomson, David. A Biographical Dictionary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 5002-6.
Comentários
Postar um comentário