Filme do Dia: O Liberace de Bagdá (2005), Sean McAllister


Resultado de imagem para the liberace of baghdad
O Liberace de Bagdá (The Liberace of Baghdad, Reino Unido, 2005). Direção e Fotografia:  Sean McAllister. Montagem: Ollie Huddleston.
O cotidiano de Samir Peter, considerado um dos maiores pianistas do Iraque, relegado a tocar por alguns trocados em um hotel para turistas estrangeiros em Bagdá. A aventura que se transforma cada saída do hotel seja para visitar uma das filhas que mora também em Bagdá ou para recepcionar outra filha e neta que chegam dos Estados Unidos, onde moram há alguns anos. Para além do próprio carisma do retratado, talvez o que se destaque nesse documentário produzido pela BBC seja a relação idiossincrática entre Samir e o próprio realizador, já que não só os dois conviveram intimamente por meses – Samir chega a brincar que eles formam um verdadeiro casal gay – como a presença de McAllister pode ser um complicador grave para a vida de Samir e de sua família, num momento em que o sequestro e assassinato de estrangeiros e iraquianos que os acolhem se torna prática comum. Qual o motivo então para Samir não interromper enfaticamente o projeto, ainda que chegue a deixar claro que é melhor o britânico partir o quanto antes? Pode-se supor motivos tão diversos quanto a amizade crescente entre os dois, a redescoberta de uma certa auto-estima por parte de Samir ou até mesmo uma forma de atingir algum nível de notoriedade, já que uma das maiores frustrações do músico é não ter se tornado famoso. Ou até mesmo uma facilidade para a confirmação de seu visto para o exterior (ele chegou a ralhar com uma das filhas que elogia Saddan Hussein, lembrando que o filme será exibido pela BBC). Daí, em grande parte talvez, o nível de “entrega” do “personagem” ao realizador do filme. Mesmo se emocionando com cenas como a de um cadáver sendo reconhecido pelo irmão, de uma mãe desesperada querendo notícias do filho ou com o retorno da própria filha, não deixa de se encontrar presente um humor por parte do carismático Samir, ainda que macabro, quando antevê os comentários sobre um pianista morto juntamente com um rapaz que aparentemente fazia um filme com ele. Embora Samir há todo momento faça questão de declarar seu amor incondicional às mulheres, razão pela qual sua mulher o abandona, nenhuma namorada sua é sequer vislumbrada durante a realização da filmagem. 74 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng