Filme do Dia: O Liberace de Bagdá (2005), Sean McAllister
O Liberace de Bagdá
(The Liberace of Baghdad, Reino
Unido, 2005). Direção e Fotografia: Sean
McAllister. Montagem: Ollie Huddleston.
O cotidiano de
Samir Peter, considerado um dos maiores pianistas do Iraque, relegado a tocar
por alguns trocados em um hotel para turistas estrangeiros em Bagdá. A aventura
que se transforma cada saída do hotel seja para visitar uma das filhas que mora
também em Bagdá ou para recepcionar outra filha e neta que chegam dos Estados
Unidos, onde moram há alguns anos. Para além do próprio carisma do retratado,
talvez o que se destaque nesse documentário produzido pela BBC seja a relação
idiossincrática entre Samir e o próprio realizador, já que não só os dois
conviveram intimamente por meses – Samir chega a brincar que eles formam um
verdadeiro casal gay – como a presença de McAllister pode ser um complicador
grave para a vida de Samir e de sua família, num momento em que o sequestro e
assassinato de estrangeiros e iraquianos que os acolhem se torna prática comum.
Qual o motivo então para Samir não interromper enfaticamente o projeto, ainda
que chegue a deixar claro que é melhor o britânico partir o quanto antes?
Pode-se supor motivos tão diversos quanto a amizade crescente entre os dois, a
redescoberta de uma certa auto-estima por parte de Samir ou até mesmo uma forma
de atingir algum nível de notoriedade, já que uma das maiores frustrações do
músico é não ter se tornado famoso. Ou até mesmo uma facilidade para a
confirmação de seu visto para o exterior (ele chegou a ralhar com uma das
filhas que elogia Saddan Hussein, lembrando que o filme será exibido pela BBC).
Daí, em grande parte talvez, o nível de “entrega” do “personagem” ao realizador
do filme. Mesmo se emocionando com cenas como a de um cadáver sendo reconhecido
pelo irmão, de uma mãe desesperada querendo notícias do filho ou com o retorno
da própria filha, não deixa de se encontrar presente um humor por parte do
carismático Samir, ainda que macabro, quando antevê os comentários sobre um
pianista morto juntamente com um rapaz que aparentemente fazia um filme com
ele. Embora Samir há todo momento faça questão de declarar seu amor incondicional
às mulheres, razão pela qual sua mulher o abandona, nenhuma namorada sua é
sequer vislumbrada durante a realização da filmagem. 74 minutos.
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