O Dicionário Biográfico de Cinema#22: Taylor Hackford

Resultado de imagem para taylor hackford photos

Taylor Hackford n. Santa Barbara, Califórnia, 1945

1978: Teenage Father (cm). 1980: The Idolmaker [A Sombra de um Ídolo]. 1982: An Officer and an Gentleman [A Força do Destino]. 1984: Against All Odds [Paixões Violentas]. 1985: White Nights [O Sol da Meia Noite]. 1987: Chuck Berry: Hail! Hail! Rock'n Roll [Chuck Berry: O Mito do Rock. 1988: Everybody's All American [Quando me Apaixono]. 1993: Bound by Honor [Marcadeos Pelo Sangue]. 1995: Dolores Claiborne [Eclipse Total]. 1997: The Devil's Advocate [Advogado do Diabo]. 2000: Proof of Life [Prova de Vida]. 2004: Ray. 2010: Love Ranch [Rancho do Amor]

Taylor Hackford segue sua própria estrela, e ao longo dos anos ela tem demonstrado grande valor. Não há um grande filme em sua lista, mas existe bastante de bom entretenimento. A Sombra de um Ídolo revelou um jovem com uma compreensão rica e cômica da fraude da indústria das diversões e brilha com a melhor interpretação pelo muito lamentado Ray Sharkey. A Força do Destino foi um grande sucesso, conseguindo fazer com que as estrelas em disputa parecessem loucas uma pela outra. Paixões Violentas não é tão bom quanto sua inspiração, Out of the Past [Fuga do Passado], mas possui algumas cenas tórridas de sexo no México e um bom olho para Rachel Ward. O Sol da Meia Noite é bem bobo, mas apresentou Hackford a sua companheira de longa data, e agora esposa, Helen Mirren. Jessica Lange está terrível em Quando me Apaixono. Marcados pelo Sangue é um estudo da vida de uma gangue de Chicago; e Eclipse Total é, na verdade, um estudo de uma atuação fortemente temperada. E quanto ao delirante O Advogado do Diabo, o que se pode dizer além de que é bem divertido e poderia ter sido ainda melhor se Hackford tivesse apostado no veneno da sátira?

Mais que isso, Hackford é um homem empreendedor e amigável disposto a tentar várias coisas. Ele esteve nos Corpos da Paz. Fez vários documentários sobre figuras como Charles Bukowski e Budd Boetticher. Teenage Father ganhou o Oscar de curta metragem. E, nos anos 80, tornou-se produtor: La Bamba (87, Luis Valdez); The Long Walk Home [Uma História Americana]  (90, Richard Pearce); Sweet Talker [Meu Querido Golpista] (90, Michael Jenkins); Queens Logic [Entre Amigos] (91, Steve Rash); When We Were Kings [Quando Éramos Reis] (96, Leon Gast)

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionry of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 4139-41.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar