Filme do Dia: O Pecado Mora ao Lado (1955), Billy Wilder




Crítica: 'O Pecado Mora ao Lado'(1955), de Billy Wilder | Vestidos ...
O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch, EUA, 1955). Direção: Billy Wilder. Rot. Adaptado: Billy Wilder & George Axelrod, a partir da peça homônima do último. Fotografia: Milton R. Krasner. Música: Alfred Newman. Montagem: Hugh S. Fowler. Dir. de arte: George W. Davis & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Stuart A. Reiss & Walter M. Scott. Figurinos: Travilla. Com: Marilyn Monroe, Tom Ewell, Evelyn Keyes, Sonny Tufts, Robert Strauss, Oskar Homolka, Marguerite Chapman, Victor Moore.
Richard Sherman (Ewell) se despede da esposa Helen (Keyes) e do filho, que partem de férias e descobre que a vizinha do andar de cima é um belo espécime feminino (Monroe), suscitando de imediato fantasias de sua parte. Após um incidente com um jarro que cai próximo dele, convida-a para visita-lo. Pegue entre o desejo e o dever, Richard se vê dividido.
Longe de ser o melhor de Wilder, que inclusive tinha um tino menor para a comédia do que poderia supor o supervalorizado Quanto Mais Quente Melhor, essa produção sofre tanto com a sua dependência da palavra escrita quanto da presença de Monroe encarnando talvez o seu mais prototípico exemplar de loura que tempera malícia e ingenuidade, para não falar dos próprios diálogos e de sua encenação, que deixam patente se tratar de uma adaptação do teatro. Evocado sobretudo por conta da célebre cena na qual o vestido  da atriz esvoaça por conta da movimentação do metrô (sequencia que teve que ser refilmada em estúdio, dada a confusão que gerou quando de sua tentativa em locação), o filme talvez chame mais atenção por sua evidente misoginia – o personagem vivido por Marilyn sequer possui nome – e construção da figura feminina quase a reboque de ser uma mera elaboração tão ou mais fantasmática quanto os próprios diálogos imaginários que Richard trava com a esposa. Inicia com uma desnecessária inserção, muito provavelmente ausente da peça, que supõe um traço de continuidade entre o olhar masculino sobre a mulher que data da época da ocupação indígena da ilha de Manhattan. Fazendo referências jocosas a produções recentemente lançadas, das mais consideradas pela crítica (A Um Passo da Eternidade) até gêneros considerados menores (O Monstro da Lagoa Negra), e até mesmo incluindo uma referência a própria Monroe no filme (nada que a comédia já não houvesse feito antes), o filme avança e acaba se despedindo do espectador, sem dizer exatamente a que veio, tal como a despedida entre os personagens ao final. Ewell,  enquanto caracterização do americano médio a qual já encarnara na Broadway, bem poderia ter saído de uma animação da Disney estrelada pelo Pateta. Axelrod se envolveria anos depois em outro projeto que parte de uma premissa semelhante, mas que ganha uma conotação bem diversa, sobretudo ao escalar Audrey Hepburn como a principal personagem (Bonequinha de Luxo). Charles K. Feldman Group/20th Century Fox Film Corp. para 20th Century Fox Film Corp. 105 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar