Filme do Dia: Broncho Billy's Narrow Escape (1912), Gilbert M. “Broncho Billy” Anderson




Broncho’s Billy Narrow Escape (EUA, 1912). Direção: Gilbert M. “Broncho Billy” Anderson. Com: Gilbert M. “Broncho Billy” Anderson, Brinsley Shaw, Vedah Bertram, Arthur Mackley.
Um pai (Mackley) vive com sua filha (Bertram) e um empregado (Shaw), que tenta sem sucesso se aproximar da filha. Certo dia, chega Broncho Billy (Anderson) em busca de emprego. A garota indica onde seu pai se encontra, ele é contratado e ficam próximos. Bastante enciumado, o empregado trama para que Broncho seja enforcado como suposto ladrão de cavalos. Ele conta à filha que vai desesperada de encontro ao local, contando a verdade. O casal troca alianças.
A rivalidade do inevitável triângulo amoroso que se prenuncia com a chegada de Broncho se torna manifesta, de forma caricata, também bastante habitual, no olhar raivoso que o antagonista lança ao herói se divertindo com a garota que ele ama, cantando e tocando instrumentos – seu mau caratismo já havia sido observado anteriormente na rudeza que tentara se aproximar da garota. Ainda que não na mesma dinâmica de Griffith, o filme faz uso da montagem paralela para a habitual cena de “resgate” do condenado injustamente, ao contrário, inclusive, de produções posteriores do gênero como A Bit of Blue Ribbon. Bertram morreria tragicamente no mesmo ano, após realizar 21 colaborações em filmes com Broncho, de uma cirurgia de apêndice, aos 21 anos, sendo sua morte tida como a primeira de algum ínterprete do cinema a ter repercussão midiática. Essanay Film Manufacturing. 13 minutos e 50 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar