Filme do Dia: Carlitos na Contrarregra (1914), Charles Chaplin





Carlitos na Contrarregra (A Property Man, EUA, 1914). Direção e Rot. Original: Charles Chaplin. Fotografia: Frank D. Williams. Montagem: Charles Chaplin. Com: Charles Chaplin, Phyllis Allen, Charles Bennett, Jess Dandy, Alice Davenport, Vivian Edwards, Cecile Arnold, Norma Nichols, Joe Bordeaux.
Contra-regra (Chaplin) de um teatro tem dificuldade com a bagagem dos atores e também com quem ficará com o camarim da estrela. Problemas posteriores surgirão no momento da encenação, como trocas de cenários e entradas em palco inadequadas, desentendendo-se com um assistente de mais idade e por fim, provocando um pandemônio com uma mangueira e muita água.
Dividido em dois atos, esse curta demonstra o crescente prestígio de Chaplin sendo um dos primeiros quatro ou cinco filmes em dois rolos que o realizador faria para o estúdio. Talvez o que mais chame a atenção do espectador de mais de um século após seja a constante “interação” que aqui sai da situação passiva de coro que se diverte até não mais puder com as trapalhadas do contra-regra - que, diga-se de passagem não foi creditado como o personagem do vagabundo, ao contrário do título brasileiro – para ser involuntariamente também parte do próprio número, quando a mangueira descontrolada os acaba atingindo ao final. Keystone Film Co. para Mutual. 24 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar