CONTRA O GOLPE CIVIL-MIDIÁTICO-JUDICIÁRIO EM CURSO E PELO RETORNO DA DEMOCRACIA

domingo, 5 de agosto de 2018

Filme do Dia: Homofobia (2005), Genésio Marcondes Júnior




Homofobia (Brasil, 2005). Direção e Rot. Original: Genésio Marcondes Júnior. Fotografia: Natássia Nicoletti. Montagem: Genésio Marcondes Júnior & Renata Machado. Dir. de arte: Edson Novais Jr. & Roberta Machado. Com: Angelo Cruz, Isma Ochner, Renata Silveira.
Anderson, jovem agressivo e preconceituoso, agride verbalmente e quase dá um pontapé em um homossexual que cruza o caminho dele. Mais tarde, vai ao apartamento da namorada, Dani (Silveira). Ela tem que sair e ele que recebe o amigo de Dani que é ninguém menos que Marcelo, o homossexual que ele havia agredido.
Conseguindo narrar o que quer sem nenhuma firula e indo direto ao assunto, esse curta é prejudicado, no entanto, por sintetizar o clichê de que todo homofóbico é homossexual enrustido, assim como pela própria situação de submissão e falta de dignidade do personagem gay, que faz sexo oral no seu agressor na primeira investida do mesmo. Ainda que a situação nada possua de inverossímil, a condição de submissão do homossexual não deixa de possuir um conteúdo tão homofóbico e clichê quanto do personagem machão retratado no filme. Destaque para a elaborada iluminação e fotografia. 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário